CIS/AMCESPAR realiza campanha de conscientização no combate ao coronavírus

Foi realizado um vídeo com profissionais de saúde que trabalham na linha de frente nos nove municípios da região. O objetivo é mostrar o quanto os profissionais de saúde são valiosos

Na semana passada, foi divulgado um vídeo idealizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região da AMCESPAR (CIS/AMCESPAR) com o intuito de mostrar para a população o quanto os profissionais de saúde são valiosos e que são eles os verdadeiros heróis dessa batalha que a humanidade está travando contra o Coronavírus. Além de demonstrar que também estão cansados, tem vida fora do ambiente de trabalho e também morrem pela carga viral que são expostos diariamente.

“Se toda a população está cansada em meio a pandemia, os profissionais que estão na linha de frente há mais de um ano, já estão sobrecarregados, saturados. Então, esse é o objetivo da campanha, mostrar para a população qual é a situação real dos profissionais de saúde. A população, hoje, pede ampliação de números de leitos, mas não se tem mais profissionais para atuarem nos leitos”, explica a Diretora Administrativa do CIS/AMCESPAR, Angela Maria da Cruz Cardoso Macarroni.

A ideia do vídeo surgiu para mostrar essa realidade. A Diretora Administrativa do CIS/AMCESPAR conta que estava em uma reunião em Guarapuava e durante a viagem pensou o que poderia ser feito via consórcio dentro dessa realidade que auxiliasse nesta conscientização. “São nove municípios do consórcio, nove realidades enfrentando essa pandemia à nível mundial e que vemos mais de perto por serem municípios menores a realidade dos profissionais. Então fui imaginando que poderíamos fazer algo em conjunto com todos os municípios”, conta Angela.

Com uma proposta pré-estruturada, para a produção do vídeo, foi feita uma contratação com o vídeomaker iratiense Felipe Carvalho. “Eu levei a ideia principal para o Felipe Carvalho e ele melhorou muito e deu várias ideias que ficariam melhores que a ideia inicial. Não se perdeu a essência e muito do que tínhamos imaginado, mas foi acrescentado várias ideias. Ele já é experiente no ramo então deu essa qualidade que a gente tanto esperava no vídeo”, aponta a Diretora Administrativa.

Ao todo, atuaram profissionais dos nove municípios da região (Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares) que fazem parte do CIS/AMCESPAR. Para a escolha dos profissionais, foi colocado aos secretários de saúde dos municípios a ideia de produção do video e foi solicitado um enfermeiro ou um técnico de enfermagem que estava à frente da pandemia no município. A partir disso, cada gestor indicou um profissional.

Participaram do vídeo, enfermeiros dos municípios que fazem parte do consorcio CIS/AMCESPAR. Silvane do Carmo Gavronski, seu esposo Nelso Andrade Junior e seus filhos Murilo Augusto Andrade e Isadora Caroline Andrade; as enfermeiras Taís Capri, Débora Carine Andrade Leite, Marta Maria da Silva Savaris; a técnica de enfermagem Letícia Carolina Moro; as enfermeiras Cecilia de Fatima Antunes Weber, Luciane Batista da Luz, Tatiane Conrado, Keytch Mehret; a enfermeira do ambulatório MACC Willidiane Tessari; o enfermeiro do Ambulatório do Consórcio Renato Marques;  a auxiliar de serviços gerais Ezilda Gnap Duda; a fonoaudióloga da Santa Casa de Irati Karina Ramilo de Jesus.

Angela Macarroni deixa um recado a todos:

“A gente precisa fazer o que foi solicitado desde o ano passado, que eram três coisas bem simples: o uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento social. A sociedade só tinha três coisas para evitar o caos que chegamos hoje. O alerta é esse, quem ainda não sofreu física-psicológica-emocionalmente os danos dessa pandemia, ainda tem tempo de ouvir as autoridades sanitárias e utilizar dessas medidas que não são difíceis de cumprir, só precisa disciplina”, alerta.