Coafra desenvolve trabalho com produtores familiares de Rio Azul

Cooperativa auxilia na compra e venda de produtos dos associados

Há sete anos, a Cooperativa Agroindustrial dos Agricultores familiares de Rio Azul, a Coafra, atua no município, já são mais de 100 produtores que fazem parte da atividade, levando os alimentos da produção familiar aos mercados institucionais, que chegam as crianças da rede municipal e estadual.

A cooperativa atua na compra e venda de produtos da agricultura familiar, que tem uma grande variedade de verduras, frutas e legumes, também há os sócios de agroindústrias com a parte de panificação, geleias, poupas de frutas entre outras.

Os produtos comprados pela Cooperativa são distribuídos nas escolas da rede municipal e estadual de ensino, na merenda escolar, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAI). “Fazemos a entrega do municipal na sede da cooperativa, e o pessoal do município faz a entrega nas escolas, do PNAI estadual entregamos diretamente nas escolas”, disse Fabiane Knaut, que atua na parte administrativa da Coafra. Ela também explica que dos 101 sócios da cooperativa, cerca de 60 deles fazem as vendas, sendo com produtos in natura ou processados.

Fabiane ainda indaga sobre como é possível adquirir um dos produtos. “O pessoal que quer comprar acaba entrando em contato direto com os produtores, mas a sede será um fato que a gente vai abrir para área de vendas. Se o pessoal precisar de produtos vem até a sede e vai ter todos os produtos à disposição. A cooperativa também ajuda quem quiser comprar, entrando em contato com os produtores”.

Segundo ela o objetivo da Coafra é aumentar o espaço para que as pessoas possam conhecer os produtos. “O nosso objetivo é abrir espaço de venda até para os produtores conseguirem vender e divulgar mais os seus produtos, terem uma área um ponto de comercialização para que o pessoal possa conhecer o produto e vir comprar aqui, agregando valor à cooperativa e aos produtos”, comenta.

NOVA SEDE

A nova sede da Coafra já foi finalizada, em um investimento de R$ 321 mil, do programa estadual Pró Rural. A Prefeitura realizou toda a parte do projeto inicial. O espaço será utilizado para a comercialização dos produtos, além de contribuir para um melhor trabalho da cooperativa.

“A nova sede vai ser um ponto de distribuição dos produtos dos associados e das agroindústrias, trazemos os produtos aqui para serem comercializados. Temos projetos de vendas para outras cidades do estado, e a expectativa da sede é muito boa, estamos prestes a inaugurar, para nós vai melhorar essa distribuição e, também, ter um ponto fixo de venda direto ao consumidor do município”. Disse o presidente da Coafra, Luiz Sérgio Gurski.