Coafra entrega alimentos da agricultura familiar para municípios da região

Cooperativa assinou contrato dentro do programa do estado para fornecer seus produtos em várias cidades do estado

Desde o fim de junho, a Cooperativa Agroindustrial dos Agricultores Familiares de Rio Azul, a COAFRA, realiza a entrega dos produtos dos agricultores a vários municípios. A ação faz parte do contrato assinado pela instituição no Programa Emergencial Compra Direta Paraná (PAA).

O objeto do contrato é o fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para atendimento ao PAA, nas condições estabelecidas no edital da chamada pública nº 004/2020, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB). O valor estimado para execução é de R$ 92.096,13, no qual será entregue no município da região como: Teixeira Soares, Imbituva, Inácio Martins, São Mateus do Sul, Rio Azul, Mallet, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória e Bituruna.

O governo estadual destinou R$ 20 milhões para o Compra Direta, recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Entre as entidades beneficiadas estão: os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que poderão distribuir cestas básicas diretamente à população vulnerável.

A manutenção de uma alimentação saudável é fundamental para fortalecer a imunidade e promover a melhoria das condições de saúde, prevenindo doenças oportunistas. O programa é importante também para os produtores que fornecem o alimento de forma direta. É uma via direta de comercialização, o produtor consegue um valor agregado maior no produto do que se tivesse um atravessador ou uma empresa de empacotamento.

Outro fator importante a destacar que, até este momento, todos os produtos entregues hoje pela Secretaria de Assistência Social são produtos gerados no município fortalecendo a agricultura familiar. Serão entregues de 15 em 15 dias chegando, aproximadamente, a 120 famílias no mês.

O programa contribui com o fortalecimento das cooperativas e associações em geral, juntamente com a diversificação, e melhoria de renda dos agricultores familiares, principalmente, neste momento de pandemia. Por outro lado, estes gêneros alimentícios são destinados às famílias cadastradas em programas sociais que se encontram em estado de vulnerabilidade social.

O caminhão que faz a entrega dos alimentos nos municípios é da Prefeitura de Rio Azul, em uma parceria com a cooperativa, em apoio aos produtores da agricultura familiar. “Eles solicitaram um parceria com a Secretaria de Agricultura na questão do transporte, um auxilio, fizemos a rota em Rio Azul e em outras cidades, que funciona confirme o cronograma do programa, tem entregas de 15 a 15 dias, depende de cada municípios, mas é esse o apoio que damos à cooperativa”, disse o secretário de Agricultura, Andre Gembarowski.

A Coafra tem sede na Rua XV de Novembro,78, Centro de Rio Azul – Paraná, CEP 84560-000, e é representada pelo presidente, Luiz Sérgio Gurski.