Colégio Florestal de Irati divulga cursos por meio de boletim informativo

Com a pandemia da Covid-19 não é possível visitar as escolas da região, por isso, a equipe criou um boletim que circula nas redes sociais e mostra sobre o colégio

O Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva (CEFEP) de Irati, mais conhecido como Colégio Florestal, encontrou uma maneira de divulgar os cursos e convidar os alunos a se inscreverem, por meio de um boletim informativo que circula nas redes sociais, as inscrições estão abertas e vão até dia 20 de novembro. Mesmo não podendo visitar as escolas do município e da região, e ter o contato direto com os alunos, o colégio busca transmitir a história da instituição, o perfil profissional de cada curso, as disciplinas dos cursos ofertados, a estrutura da escola.

O colégio existe desde 1973, o boletim 001 divulgado este mês, trouxe a história do Florestal como entidade pioneira na área florestal do Brasil. A diretora geral, Mariane Gemin, conta o que há neste primeiro informativo. “Lá, conta sobre o convênio que existiu entre Brasil e Alemanha, e atualmente, temos inúmeros convênios com empresas do setor florestal, de agronegócios e de segurança do trabalho. Assim como, estas empresas parceiras nos oferecem possibilidades de articulação entre teoria e prática, e a inserção dos técnicos, aqui formados, no mundo do trabalho”, explica Mariane.

O boletim não é impresso, circula por e-mail com as empresas conveniadas e com todas as escolas da SEED, também nas redes sociais. Este informativo será feito até o final do ano, com duas edições semanais.

COMO FUNCIONA O FLORESTAL

O colégio Florestal de Irati é composto por 110 funcionários, sendo 50 professores e 60 servidores trabalhando no operacional.

São ofertados quatro cursos:

– Técnico em Florestas Integrado: para alunos que já concluíram o 9º ano do ensino fundamental, o curso acontece em período integral, com duração de três anos e dispõe de alojamento;

– Técnico em Florestas Subsequente: para alunos oriundo do ensino médio, com duração de um ano e meio, também em período integral e oferta do internato;

– Técnico em Agronegócio: para alunos com o ensino médio concluído, sendo o curso noturno com duração de um ano e meio;

– Técnico em Segurança do Trabalho: para estudantes que já concluíram o ensino médio, maiores de 18 anos, com duração de um ano e meio, também no período noturno.

O internato é tanto para alunos do sexo feminino quanto masculino, somente para os que residem em outros municípios que não seja em Irati.

NOTA DO IDEB

Pela primeira vez, o colégio Florestal fez a prova do IDEB, e atingiu uma média que foi acima do esperado pelo Estado, que era 4,6, e a pretensão era de 4,9, mas a instituição conseguiu 5,2 que foi acima de todas as expectativas. Das escolas estaduais de Irati, o Florestal atingiu a melhor média na avaliação feita em 2019.

NA PANDEMIA

A diretora pedagógica, Eloimar Palma, fala a respeito dos desafios da pandemia e que no colégio Florestal não é diferente das demais escolas, todos passam pelas mesmas dificuldades. “Todos nós estamos passando pelos mesmo problemas, o principal deles é atingir os estudantes, como é diferente para nós é diferente para eles também. Se nós educadores estamos com dificuldades, os alunos estão com muito mais, pois eles estão em suas casas, com seus familiares, e as vezes têm que trabalhar em casa ou fora, então, a dificuldade de se concentrar nas atividades da escola é muito grande, obedecer ao horário de estudo, e não podemos nos enganar, porque sabemos que é impossível manter tudo como se estivesse normal. Não estamos absorvendo as dificuldades, mas estamos aprendendo com elas”, disse Eloimar.

ESTUDE NO FLORESTAL

A diretora geral convida os jovens da região para estudarem no Florestal. “Temos ensino integrado e ensino subsequente, contamos com o internato para aqueles que moram em outras cidades, temos a estrutura que permite a prática dos alunos, bem como o contato com o mercado de trabalho. Por isso, seja você também um aluno do Florestal, escolha um dos nossos cursos técnicos e com certeza estará alavancando uma carreira futura de sucesso. Garantimos aos estudantes do convívio social e profissional com colegas, e professores especialistas de cada área. Estamos esperando por vocês”, convida a diretora geral.