Colégios cívico-militares do Núcleo Regional de Educação recebem novos uniformes

No ano de 2022, os alunos irão receber a farda como uniforme escolar

Esther Kremer


Na quinta-feira (22), alunos dos Colégios cívico-militares do Núcleo Regional de Educação de Irati receberam do Governo do Estado um kit de uniforme escolar. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos sete colégios, autoridades municipais e representantes de autoridades estaduais. O evento aconteceu na quadra de esportes do Colégio Cívico-Militar Duque de Caxias.


As escolas que receberam os kits foram Duque de Caxias e João de Mattos Pessoa, de Irati; Colégio Parigot de Souza, de Inácio Martins; Professora Maria Ignácia, de Rebouças; Barão de Capanema, de Prudentópolis; Nicolau Copérnico, de Mallet e Afonso de Camargo, de Rio Azul. Foram entregues uniformes para aulas de Educação Física e uma farda para eventos, está será entregue em 2022.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve presente e ressaltou a importância dos colégios cívico-militares para toda a região. “Foi um grande avanço para os municípios que foram contemplados com estes colégios. É uma inovação, além dos alunos terem o conhecimento escolas, vão aprender muito em questão de respeito, patriotismo e civismo, com certeza conduzem os alunos para um futuro muito melhor, eles aprendem no colégio e levam para a sociedade”, disse.


Segundo Derbli, os colégios são uma forma de atrativo para que jovens ingressem na carreira militar e que venham de outras cidades vizinhas para estudar no município. “Com certeza vai despertar nos alunos e nas alunas uma vontade de estudar nestes colégios que trazem uma rigidez maior, mas que a qualidade também é muito boa”.


A diretora geral do colégio Duque de Caxias, Eloísa Van Der Neut, explica que os modelos de ensino são diferenciados, os alunos têm seis aulas por dia e também matérias de Educação Financeira e Cidadania e Civismo. “O perfil da nossa escola é baseado no respeito, normas, patriotismo e também nos resgates dos valores tão esperados pela sociedade”, disse.


Segundo a diretora, a procura pelas vagas foi alta, no período da manhã o colégio conta com 11 turmas e duas no período da tarde. No próximo ano, a diretora comenta que o colégio contara com as 11 turmas no período matutino e oito durante a tarde. Já tem filas de espera para realizar as matriculas.

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, esteve presente no evento e falou sobre a importância do colégio para o município. “Quero parabenizar o Governo do Estado pela iniciativa e pelo que vem oferecendo a todos os municípios, em Rio Azul não é diferente. Acho muito importante este colégio, com certeza os jovens têm muito para aprender e com certeza a sociedade só ganha com tudo isso”, disse o prefeito.


A comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitã Carla Adriana Spak Sobol, também ressaltou a relevância que o colégio tem para a cidade e para a vida das crianças. “Eu vejo como um avanço, precisamos retomar a valorização dos nossos símbolos nacionais. Nós precisamos colocar sonhos na cabeça dos nossos jovens, para que eles percebam que podem chegar até aqui, eles que irão colher tudo que estamos deixando”.

O major Fábio Ferraz, comandante da 8ª CIPM (Companhia Independente da Policia Militar), mostrou grande satisfação em prestigiar o evento e falou sobre o funcionamento do modelo de ensino cívico-militar. “Procuramos passar aos alunos tudo que aprendemos no meio militar, o respeito, a ordem, a obediência e a educação, com certeza isto vai ajudar muito na formação do cidadão. No futuro, serão ótimas pessoas”, disse o major.


Segundo ele, as crianças podem despertar o interesse por seguir a carreira militar, mas caso isso não ocorra, a sabedoria e tudo que aprenderam na escola, não será esquecido.


A aluna Stefani Aparecida que estuda no Colégio Cívico-Militar Barão de Capanema, em Prudentópolis, comentou sobre a alegria de estar recebendo os novos uniformes. “Eu fiquei muito feliz de ter recebido o uniforme, era tão esperado e eu achei ele muito bonito. Espero que o nosso uniforme de gala venha logo”, finaliza.