Com novo decreto, supermercados em Irati fecham nos fins de semana

Em dois sábados e domingos, estabelecimentos não poderão funcionar no município

De acordo com o novo decreto  Irati, emitido na terça-feira (17) pelo prefeito Jorge Derbli, os supermercados estarão fechados em dois fins de semana, neste e no próximo. Esta medida e outras foram tomadas em razão da crescente gravidade da pandemia no município, aumento preocupante nos casos de infectados, de doentes em estado bastante sério, da inexistência de leitos em enfermarias e UTIs, e da insuficiência de medicamentos para sedação na Santa Casa.

Durante os finais de semana, irá haver a suspensão de todos os serviços, exceto farmácias, postos de combustíveis e distribuidoras de gás.

Diante da situação, Derbli pede que as pessoas antecipem as compras para  não haver aglomerações. Os mercados podem funcionar até as 20h, de segunda a sexta. O decreto é valido até o dia 1º de abril.

“Em dois fins de semana, tudo fechado, mercado, panificadora, açougue, já pedimos que tenham essa compreensão de fazer as compras antecipadas, porque se abrimos para um, temos que abrir para todos. Durante a semana está aberto tudo, nos fins de semana fecha tudo. Pedimos a colaboração da população para não levar a família, não levar crianças, ir fazer a compra durante a semana. Na segunda volta ao normal. É uma necessidade pela saúde das pessoas, para tentar baixar os casos da doença em Irati”, destaca Derbli.   

O toque de recolher também teve mudanças, desta forma, o horário passa a ser das 20h30  às 05h do dia seguinte, a modalidade delivery é permitida até as 22h, durante os dias de semana. Nos fins de semana, esta proibida esta modalidade.

Também está proibida a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 20 horas às 05 horas, durante os dias da semana, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais.