Comunidade do Monjolo recebe unidade de saúde reformada

Foram investidos cerca de R$30 mil para melhorar estrutura da UBS que atende a comunidade há 34 anos

Na segunda-feira (29), aconteceu a entrega da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monjolo. A UBS possui 66 m² de área construída e passou por completa revitalização, que durou, aproximadamente, 30 dias. Os recursos para a reforma, de aproximadamente R$ 30 mil, são oriundos do governo estadual.

Foi substituído o antigo piso em cimento queimado ‘vermelhão’ por revestimento cerâmico e providenciada a devida acessibilidade no sanitário. As estruturas, elétrica e hidráulica, passaram por completa revisão e troca de todos os itens necessários, assim como de alguns vidros das janelas. Pintura interna e externa complementaram os serviços.

“Esta é uma pequena obra, mas é de grande valia para a comunidade na questão de saúde. O recurso estadual estava parado no município há mais de quatro anos e, além deste, mais postos de saúde de Irati serão reformados e entregues”, comentou o prefeito Jorge Derbli, durante a solenidade.

O posto, que ganhou as melhorias, foi inaugurado no ano de 1985, e a verba para a presente reforma estava disponível junto ao Governo do Estado desde o ano de 2014 quando, no ano passado, foi pleiteada pela atual administração.

ATENDIMENTO JÁ COMEÇOU

Depois da reinauguração, o atendimento médico e de enfermagem aos moradores da iniciou na terça-feira (30). “Já estaremos com o médico atendendo aqui e estamos trazendo, também, a vacinação nesta unidade, pois a comunidade precisava ir até a unidade de Engenheiro Gutierrez tomar vacina”, conta a secretária de Saúde de Irati, Magali Camargo. Segundo ela, isto facilitará que todos possam estar com suas carteirinhas em dia. Além disso, haverá agendamento de preventivo e atendimento às mulheres do Monjolo.

Participaram da entrega, além do prefeito Jorge Derbli, o presidente da Câmara, Valdenei Cabral, acompanhado de outros vereadores, vários secretários municipais, o chefe da 4ª Regional de Saúde, Walter Trevisan, o diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), Fernando Almeida, equipe de médico e enfermeiros que atuarão na UBS e representantes da comunidade de Monjolo.

OUTRAS DUAS ENTREGAS ADIADAS

Ainda dentro da programação oficial de aniversário de Irati, estavam previstas as entregas de reformas nas unidades básicas de saúde de Faxinal dos Ferreiras e de Cerro da Ponte Alta.

Contudo, em razão de aspectos técnicos no andamento dos serviços nestas duas UBS, não foi possível concluir a tempo o cronograma, e as entregas, marcadas respectivamente para os dias 30 e 31 de julho, foram adiadas para novas datas ainda a serem definidas.