Conselho da Comunidade apresenta projeto de reintegração social para privados de liberdade

A proposta objetiva selecionar cerca de 5 a 10 presos para um canteiro de trabalho na confecção de blocos de cimentos

Secom

Representantes do Conselho da Comunidade de Irati estiveram, na tarde de quarta-feira (02), com o prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita, Ieda Waydzik, para a apresentação de interesse na realização de uma parceria entre Conselho da Comunidade de Irati, Depen/PR e Prefeitura de Irati, na realização de um canteiro de trabalho para privados de liberdade da Cadeia Pública de Irati.
A proposta objetiva selecionar cerca de 5 a 10 presos para um canteiro de trabalho na confecção de blocos de cimentos, para serem usados em moradias de famílias de baixa renda, triadas pelo Departamento Municipal de Habitação.
O Conselho propôs a disponibilização de uma máquina de fabricação de blocos, solicitando auxílio da Prefeitura como responsável pelo local e fornecimento de insumos. Ao Depen, caberia selecionar os canteiros de trabalho e se responsabilizar pelos trâmites de cadastramento do canteiro para regularizar benefícios legais do convênio.
O Projeto contempla uma dupla função no processo de reintegração social dos privados de liberdade e remição de pena pelo trabalho, unindo-se a um projeto de Habitação de Interesse Social para famílias de baixa renda, sem moradia ou, com moradias que necessitam de melhoria.
O mesmo Projeto propõe contar com mão de obra de prestadores de serviço à comunidade para colaborar na construção das moradias, podendo fazer regime de mutirão.