Consórcio CIS/AMCESPAR adquire 2.700 medicamentos para intubação de pacientes

Ampolas serão utilizadas pela Santa Casa de Irati para casos de Covid-19

O Consórcio CIS/AMCESPAR realizou a aquisição de 2.700 ampolas de Besilato de atracúrio, no valor de R$ 98.550,00 para ser utilizado na Santa Casa de Irati na intubação de pacientes em casos graves da COVID-19.

A iniciativa se deu através da solicitação do Provedor da Santa Casa, Dr. Ladislao Obrzut Neto, aos prefeitos da região, pois a Santa Casa estava tendo dificuldade na compra desses medicamentos. A Presidente do CIS e prefeita do município de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck em comum acordo com os demais prefeitos consorciados, optaram por unir forças em apoio a Santa Casa e custear o medicamento uma vez que é o Hospital de referência na região.

O medicamento em questão é utilizado como adjuvante da anestesia geral para facilitar a intubação endotraqueal e propiciar o relaxamento da musculatura esquelética.

Pelo fato de o Consórcio estar ajudando os municípios consorciados na compra de EPIs, testes rápido e na contratação de profissionais para o enfrentamento da pandemia, optou-se pela compra desses medicamentos também pelo Consórcio. Esta prática é muito comum, pois quando se tem um quantitativo maior para a licitação o valor fica mais vantajoso. Além de o Consórcio dispor de meios legais para conseguir adquirir os medicamentos de forma emergencial.

Além de fornecer os medicamentos, o Consórcio também está credenciando profissionais para atuarem na linha de frente da COVID-19 na Santa Casa de Irati.