Convênio do barracão para coleta seletiva em Irati é assinado

Obra deve ser iniciada em breve no município

Na manhã de sexta-feira (21) o prefeito Jorge Derbli assinou convênio no valor de R$ 300 mil, viabilizado pelo deputado estadual Artagão Júnior junto ao IAT – Instituto Água e Terra (antigo Instituto das Águas), do Governo do Estado do Paraná, para a construção de um barracão de 400 metros quadrados para reciclagem de lixo. A obra vai abrigar a Associação de Catadores e a Cooperativa de Agentes Ambientais.

A secretária municipal de Ecologia e Meio Ambiente da Prefeitura de Irati, Magda Adriana Lozinski, destacou que a assinatura do convênio representa um grande avanço para a estruturação da coleta seletiva de lixo. “Em breve, a obra será executada e dará melhores condições de trabalho para todo pessoal que sobrevive da coleta e separação do resíduo em nosso município” enfatizou.

Já o prefeito de Irati, Jorge Derbli, enalteceu a ação diária dos trabalhadores no recolhimento e reciclagem do lixo produzido pela população, e informou que a Prefeitura, com recursos próprios, construirá mais um barracão do mesmo tamanho, contendo refeitório, cozinha, sanitários e sala administrativa para as diretorias. Derbli também lembrou as ações do deputado estadual Artagão Junior, que anteriormente havia conseguido um moderno caminhão adaptado para a coleta seletiva e alguns equipamentos necessários para o serviço de reciclagem. “A esteira, os carrinhos e todos os equipamentos necessários o deputado já tinha conseguido. Agora, com o barracão, vamos poder concretizar o projeto”, citou.

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Artagão Junior lembrou as reivindicações apresentadas pelos líderes da associação e da cooperativa, por ocasião de sua última visita. “Esse era um compromisso que eu tinha com o prefeito Jorge Derbli, os vereadores e todos os que trabalham com a coleta seletiva. Agradeço ao secretário Marcio Nunes e ao governador Ratinho Junior a liberação dos recursos”, disse o deputado.

O vereador Rogério Luís Kuhn, em sua fala, deu destaque à importância do trabalho realizado pelos agentes da coleta seletiva, cuja função é necessária para viabilizar as diversas relações da sociedade, entre elas, as comerciais.

Luciane Malinoski, presidente da Associação de Reciclagem Malinoski, e a presidente da Cooperativa COCAIR, Rosângela Souza Soares, agradeceram as autoridades pelas conquistas e reivindicaram a aquisição de uma empilhadeira para facilitar o trabalho de carregamento e movimentação de fardos.

Na solenidade, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador Nei Cabral; os vereadores Soldado Elias, Hélio de Mello, Alberto Schereda e Rogério Luís Kuhn; o diretor local do IAP, Marcelo Mattos; a diretora do Escritório Regional do DER, Lucimara Farias; Helder Alberto Beal, coordenador do PRAIR; Rogério Olídio Vicente, presidente da ARAI; secretários municipais e trabalhadores da cooperativa e da associação.