Corpo de Bombeiros de Irati é elevado para 10º Subgrupamento Independente

O decreto já foi assinado pelo governador Ratinho Jr

Esther Kremer

Em visita a Imbituva, na quinta-feira (23), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, disse ter assinado a elevação do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Irati para 10º Subgrupamento Independente. A previsão para a cerimônia de formalização do decreto é que seja feita na quarta-feira (29) em Curitiba, no Palácio do Iguaçu.

Este já é um pedido antigo do município, visto que o 3º Subgrupamento de Irati era subordinado ao 1º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa. A elevação tem como objetivo dar mais estrutura física e de pessoal para trabalhar, ter melhores condições de combate aos incêndios e atendimento de ocorrências.

A comandante do Corpo de Bombeiros, Capitã Carla Spak Sobol, foi uma das incentivadoras para que a elevação acontecesse. De acordo com ela, com ascensão no título, os bombeiros de Irati poderão atender de maneira mais efetiva e ágil o não que se permite atualmente, por limitações financeiras, logísticas e pela quantidade de profissionais.

“O que queremos, como Corpo de Bombeiros, é estreitar o nosso atendimento para a população. Com a nossa reorganização como unidade aqui em Irati, conseguiremos expandir os nossos serviços para que mais pessoas da nossa região possam ter nosso trabalho mais perto, e poderemos melhorar o nosso atendimento na região”, disse a capitã.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também teve participação nesta conquista e disse que é um ganho para toda a região e não apenas para Irati. “Era uma necessidade que tínhamos, tenho certeza que com esta mudança a região toda ganha, vai aumentar a quantidade de profissionais, melhorar as estruturas do Corpo de Bombeiros e isso vai agilizar no atendimento à população”, comenta.

O deputado estadual, Nelson Justus, foi um dos articuladores no processo e acompanhou as questões orçamentarias e as tratativas da mudança. “Auxiliei para conseguir essa conquista para Irati, que vai trazer muito mais desenvolvimento e ajudar na segurança dos cidadãos. Conversei com a Capitã Spak que mostrou as necessidades, e com o governador Ratinho Júnior, que tem esse olhar para os municípios, e agora o Corpo de Bombeiros conseguiu a elevação”.

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

Com a elevação para 10° Subgrupamento Independente, o atendimento será maior e vai abranger mais cidades. Os municípios que serão atendidos são: Irati, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Rio Azul, Teixiera Soares, Ivaí, Mallet, Imbituva, Rebouças, São Mateus do Sul, Antônio Olimpo, São João do Triunfo, União da Vitória, Bituruna, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, General Craneiro, Prudentópolis e Guamiranga.