Covid-19: saiba quando procurar atendimento médico

Logo no início dos sintomas, os pacientes devem procurar ajuda médica, mas precisam ficar atentos a uma piora no quadro

A pandemia da Covid-19 continua e os casos ainda estão em alta. Em Irati e região não é diferente, a procura pelos hospitais é grande com o agravamento da doença, mas caso o paciente tenha qualquer sintomas, deve procurar ajuda médica, e ser acompanhado até que cumpra o período de isolamento.

Para aqueles que estão em casa, em isolamento, precisam ficar atentos aos sintomas caso o quadro piore, pois a evolução para o paciente estar bem para uma piora é muito rápida, muitas vezes, em questão de horas. E a demora na procura médica pode ser decisiva para o paciente, por isso, o ideal é que seja acompanhando pelo médico durante o tratamento da doença.

É o que explica o médico Dr. João Henrique Sabag Duarte, que atende pacientes com Covid-19 no Pronto Atendimento de Irati (UPA Vila São João) e na Santa Casa. “O paciente precisa ser reavaliado. Eu avalio a cada 48 horas, mas isso é conduta pessoal minha. Caso eu perceba que houve uma piora significativa no padrão respiratório, na dispnéia, na saturação, na gasometria, eu interno esse paciente prontamente”. 

Duarte comenta que esta reavaliação em 48 horas ajuda a sempre saber o quadro paciente, por causa da evolução rápida da doença. Em uma consulta que a nossa reportagem acompanhou com o Doutor, tomando os devido cuidados contra a doença, o paciente retornava ao médico para avaliar a tomografia do tórax , ele sentia febre, dores e estava com a saturação baixa. Logo no início, foi orientado para ter o comprometimento de ficar em casa, e descansar. “Estes próximos dias você irá cuidar da sua saúde”, foi o que disse o médico ao paciente, e explicou como deveria ficar deitado, tomar cuidado com os sintomas, usar a medicação e voltar ao hospital em dois dias para ver como está o quadro.

Dr. João Henrique Sabag Duarte atende pacientes com Covid em Irati (Foto: Jaqueline Lopes)

Este é um procedimento que o Dr. João faz. Quando o paciente apresenta os primeiros sintomas não há medicação, somente sintomática. “Entre o quinto ao sétimo dia de sintoma, peço uma tomografia de tórax do paciente, se ele tiver algum indício de lesão pulmonar contra a Covid já começa o tratamento. Eu uso corticóide e anticoagulante, pode ser o oral quanto o injetável, e faço a reavaliação desses pacientes a cada 48 horas”.

Quando o paciente que já testou positivo para a Covid sentir que o quadro da doença piorou, ele deve procurar o Pronto Atendimento Municipal ou a Santa Casa de Irati, que são os locais que tratam os pacientes com sintomas mais graves da doença. O ideal é ligar e chamar a ambulância da Secretaria de Saúde, especifica para a logística do paciente com a doença, ou o SAMU.

“Quando o paciente testou positivo para Covid, tendo sintomas ele deve, sim, procurar ajuda médica. Se ele é assintomático deve ficar de olho para o aparecimento de sintomas”.

Dr. João Henrique Sabag Duarte

Caso não haja disponibilidade dos veículos, a pessoa que acompanhar o paciente pode levar de carro, mas é importante que tome ainda mais cuidados. Dr. João destaca que além das prevenções básicas, uso da máscara, luvas, álcool gel, a pessoa pode utilizar óculos, pois o vírus também é transmissível pela mucosa do olho.

Para os internamentos, o médico avalia o quadro geral do paciente, como a freqüência respiratória e observa a saturação do paciente, só depis disso pode avaliar se será internado ou não.  

O médico também informa que é importante que as pessoas sigam as orientações e não tomem medicação sozinhas, somente com prescrição médica, e que tenham eficácia terapêutica comprovada cientificamente.

Alguns dos primeiro sintomas da Covid:

Dor no corpo;

Cefaléia;

Coriza;

Perda do paladar ou olfato;

Náusea;

Vomito;

 Diarréia.