CTR Vila Velha é destaque no recebimento, tratamento e destinação de resíduos

O local recebe resíduos de diversos municípios e indústrias da região

Assessoria

Com três anos de operação, o Centro de Tratamento de Resíduos – CTR Vila Velha já é destaque nacional como uma completa solução completa para recebimento, tratamento e destinação final de resíduos. Hoje, o local recebe resíduos de diversos municípios e indústrias da região.

Além da cidade de Teixeira Soares, que envia resíduos desde a abertura do empreendimento, a cidade de Irati passou a enviar seus resíduos desde o início deste ano (2022), resultando na desativação do antigo aterro sanitário.

Sobre o local

Localizado no município de Teixeira Soares, a menos de 15 km de Ponta Grossa, o empreendimento foi projetado, construído e é operado pela Zero Resíduos,trazendo consigoa solidez de um grupo empresarial que já operou mais de 1.500.000 toneladas de resíduos.

O objetivo do CTR Vila Velha é transformar os resíduosem matéria-prima para outros processos produtivos, utilizando alta tecnologia e obedecendo diversas normas ambientais. Oempreendimentooferece três tipos de processos – a triagem e valorização, a compostagem e o aterro sanitário.

A unidade de triagem recebe resíduos coletados em unidades industriais e comerciais, segregados ou não, os quais podem ser tratados para voltarem ao processo produtivo na forma de “Resíduos Recicláveis”. A equipe utiliza técnicas de segregação dos resíduos, que após serem triados, são prensados, enfardados, armazenados e enviados para indústrias.

Já o processo de compostagemé natural, onde os microrganismossão responsáveis pela degradação da matéria orgânica, transformando-a em composto orgânico. O controle dos parâmetros garante a produção de um composto orgânico de qualidade e livre de contaminação, que poderá ser utilizado na melhoria de solos.

Por fim, o aterro sanitário foi projetado, licenciado e construído para a correta disposição final de resíduos não perigosos provenientes de indústrias, comércios e residências, e obedece a dezenas de leis, regulamentos e normas.

Segurança ambiental

A implantação do empreendimento obedeceu a dezenas de leis e regulamentos, com o objetivo de não prejudicar em nada o meio ambiente, a comunidades, a fauna e a flora.

O CTR utiliza técnicas modernas para que os processos sejam completamente seguros, garantindo a disposição adequada dos resíduos. “Esse empreendimento é de extrema importância para cidades como Ponta Grossa, Teixeira Soares, Irati, Imbituva, e  diversas outras da região. Com a aplicação de técnicas de engenharia, evitamos a propagação de odores, a presença de aves e, ainda, a produção de chorume”, conta Vitor Borsato, diretor de negócios da Zero Resíduos.

Para mais informações, acesse: www.ctrvilavelha.com.br