Cursinho Pré-Vestibular da Unicentro inicia aulas em Irati
Projeto vai promover aulões semanais para estudantes da rede pública de ensino do município até o mês de outubro
Por Paula Claro – Assessoria Unicentro
Iniciaram na quinta-feira (8) as aulas da primeira turma do Cursinho Pré-Vestibular do Câmpus de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) vai promover aulões semanais para estudantes da rede pública de ensino do município até o mês de outubro. O curso conta com o apoio do Fórum das Licenciaturas e do Núcleo Regional de Educação de Irati.
O primeiro dia de aula encheu o Auditório da Escola Estadual Nossa Senhoras das Graças. Vestibulandos de diversos colégios da cidade foram recepcionados pelos docentes envolvidos no projeto e tiraram dúvidas sobre Matemática e Inglês. “Nós tivemos 150 inscritos e hoje vieram 75 estudantes. Como cada aulão terá um conteúdo diferente, eles poderão escolher quais disciplinas querem ou precisam acompanhar”, explica a professora Joyce Jaquelinne Caetano, do Departamento de Matemática.
O encontro iniciou com uma fala do professor Plínio Marco de Toni, do Departamento de Psicologia, sobre como o cérebro humano aprende. Ele trouxe diversas recomendações para facilitar os estudos e o aprendizado de qualquer conteúdo. “Acredito que a maior parte das pessoas se beneficiariam se soubessem como o nosso cérebro aprende, considerando ‘aprendizado’ aquilo que a gente consegue memorizar a longo prazo. Então trouxe algumas estratégias que eles podem utilizar para, de fato, aprender”, afirma.
Entre as estratégias, o docente enfatiza a prática de “se lembrar”. “Basicamente, a gente fica bom em algo que faz muito. Então se você quiser se lembrar no futuro, o que precisa fazer é ‘treinar lembrar’. Ou seja, tentar lembrar o que leu em um livro, viu em vídeo ou em aula sem estar olhando para aquele material, sem acesso a sua fonte. E isso você pode fazer em voz alta ou por escrito, existem várias estratégias cognitivas para isso”, detalha o professor.
As recomendações entusiasmaram os estudantes. Um deles é o Gabriel Barbosa, do Colégio Xavier de Irati, que procurou as aulas para prestar o vestibular para Educação Física ou Fisioterapia. “São duas áreas que eu tenho interesse por causa do esporte e sei que tem cursos na Unicentro. Quando divulgaram o cursinho no meu colégio, eu me interessei muito porque é gratuito e pode me dar a oportunidade de estar dentro da universidade”, afirma.
Para a professora Luciane Trennephol da Costa, do Departamento de Letras, a expectativa é exatamente esta: reencontrar esses jovens como universitários em 2025. “Hoje é o primeiro dia da primeira edição, mas acho que vai ser uma experiência bastante positiva. Estamos vendo que o público está prestando bastante atenção, são jovens dedicados e isso é muito gratificante. Que eles possam aproveitar a oportunidade de cursar uma universidade de qualidade aqui na nossa cidade, que tem cursos de excelência”, finaliza.