Curso de confecção de jeans acontece em Inácio Martins

Formação visa capacitar funcionários para a nova empresa que se instalará no município

Desde o dia 12 de fevereiro acontece em Inácio Martins o curso de confecção de jeans, uma parceria da Prefeitura municipal e SENAI. São 80 pessoas que estão sendo capacitadas no ramo, com o intuito de ingressar na nova empresa que se instalará no município.

No total, serão cinco turmas, de 15 a 20 alunos, em 80 horas aulas. O curso acontece no caminhão do SENAI instalado no município. De acordo com a professora, Aparecida Saturnino de Lima, as pessoas que estão participando dessa formação aprendem a braguilhas, zíper, bolso embutido, boca de bolso, pala, troca de agulha, regulagem de ponto por centímetro e passagem de linha. Esses são alguns dos trabalhos que serão feito na nova empresa.

Uma das alunas, Dicelia Taborda Machado, já fazia costura, diz que ficou muito feliz com essa inciativa da prefeitura, principalmente, para se aperfeiçoar. “A gente soube do curso através da prefeitura que fez um convenio com o SENAI, é um grupo de treinamento, de máquinas industriais, para se trabalhar em uma facção de jeans. Que está investindo na nossa cidade”, disse.

O prefeito Junior Benato explica que o curso que está sendo disponibilizado gratuitamente para a população teve 300 inscrições, e por isso precisou ser feita uma prova para selecionar 80, que são as vagas que tem no curso.

“O maior desafio hoje do gestor público é a geração de emprego, e a empresa que vai se instalar no município precisa de pessoas capacitadas, formadas que tenham o seu curso, que seria de confecção de jeans. E a gente está muito feliz que teve uma empresa que tem a disponibilidade e a boa vontade de se instalar, e a gente está dando essa infraestrutura e a capacitação”, comenta o prefeito.

BARRACÃO

A empresa de confecção de jeans que se instalará em Inácio Martins, a Kzzo Deni, ficará no barracão industrial que foi construído. Segundo Junior, a primeira parte já foi finalizada, porém foi necessário mais uma parte para que a empresa possa começar as atividades. “O barracão de 450 metros quadrados está pronto, com toda a sua infraestrutura, a parte administrativa, banheiros adaptados, tudo prontinho, mas na verdade a empresa é maior que o barracão, e a gente precisou construir mais 750 metros quadrados, então vai passar mais de 1200 m² que a gente está apostando na empresa no futuro dela também”, relata.

A prefeitura também irá disponibilizar R$ 60 mil em equipamentos para a empresa. Nesta terça-feira (26), o prefeito recebeu, junto do deputado Artagão Junior e do secretário da SEDU, João Carlos Ortega, a autorização da licitação.

Leandro Oliveira, proprietário da empresa, explica que viu potencial em Inácio Martins para se instalar no município. “A gente veio para Inácio Martins, porque está localizado em uma região centralizada, está em 160 km de Curitiba então isso trouxe a gente para cá, além disso, a oferta de mão de obra, tambem foi um fator, e fazer a parceria com Inácio Martins”, comenta.

Ele ainda enfatiza que no início serão 40 funcionários na empresa, mas que esse número vai subindo com o tempo, e pode chegar até 150 pessoas trabalhando.Ele informa que o curso é essencial para começar os trabalhos. “Estamos fazendo a transição, possivelmente terão pessoas de Inácio que irão para Quedas do Iguaçu, onde é a nossa matriz, para que tenham conhecimento melhor, porque o curso é uma base, e lá elas vão ter um conhecimento de processo de se aperfeiçoar melhor”, finaliza Leandro.