Dallegrave comemora 100 anos e lança livro sobre sua história

Assessoria Dallegrave

O dia 15 de junho de 2023 é um marco centenário para a empresa Dallegrave, em Irati. Há 100 anos em atividade no ramo madeireiro, a empresa teve seu início documentado em 15 de junho de 1923, data registrada em seu primeiro contrato social.


Para celebrar o centenário será lançado o livro “100 Anos Dallegrave – História e Consolidação no Coração do Paraná”, em evento festivo que homenageia a trajetória empresarial.


Idealizado por Marcos Dallegrave Góes, diretor da empresa e quarta geração dos Dallegrave, o livro nasceu da ideia de documentar a história e dar um marco para o centenário da empresa. Marcos conta que uma de suas inspirações foi seu avô Paulo.


“Quando vim para Irati na década de 80 e morei na casa que era do meu avô tive acesso a alguns de seus livros e diários, onde aprendi muito sobre a nossa história. Com a proximidade do centenário tive a inspiração de colocar num livro toda essa trajetória. É uma felicidade e uma honra chegar a esta data tão importante para nossa família e nossa empresa”, relata Marcos.


O livro foi produzido ao longo dos últimos 18 meses. Escrito pela jornalista Adriana Souza, foram realizadas diversas pesquisas históricas e entrevistas com fontes relacionadas à história a fim de produzir com a máxima verossimilhança essa trajetória empresarial.

Também foi feito um levantamento de todas as fichas de funcionários, que sobreviveram às enchentes, que a empresa sofreu. Foram contabilizados 2.240 funcionários, todos esses nomes constam no livro, uma forma de também homenagear a força e representatividade desses trabalhadores para a construção da empresa nesses 100 anos.

O livro estará a venda a partir do dia 19 de junho, no Sebo Centenário (na Rua Quinze de Julho, 310, Irati/PR) no valor de R$ 50,00. Toda a arrecadação da venda será revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Irati.

A empresa tem seu foco nas fazendas de reflorestamento de pinus – Foto: Assessoria Dallegrave


EXPOSIÇÃO
A História de 100 anos da Dallegrave também será retratada em exposição na Casa da Cultura de Irati. A mostra será aberta oficialmente às 9h30 no dia 17 de junho (sábado), e ficará até o dia 31 de julho de 2023, disponível para visitação de todo o público. A entrada é gratuita de segunda a sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.


Ainda, durante o evento de abertura da mostra na Casa da Cultura, será assinada a doação pelo diretor da Dallegrave, Marcos Dallegrave Góes, de um terreno na área urbana ao Município de Irati. Simbolizando o incentivo ao desenvolvimento, que sempre esteve entre os propósitos da empresa.


HISTÓRIA
No dia 15 de junho de 1923, o senhor João Dallegrave, seu filho, senhor Paulo Dallegrave e genro, senhor Virgílio Moreira, registravam o primeiro contrato social que oficializou o início das atividades da empresa João Dallegrave& Cia, no km 15 da BR 153, em Imbituva.


A história da família Dallegrave e Moreira junto ao setor madeireiro começou antes, na região de Curitiba. Imigrantes da Europa, a família encontrou e criou no Brasil oportunidades para prosperar nos negócios.


Homens e mulheres que com coragem adentraram as matas junto com suas famílias e funcionários para trabalhar, num tempo onde não havia estradas, meios de comunicação ou transportes, como nos dias de hoje. Tamanhos desafios foram vencidos com trabalho, dedicação e persistência.

Em 1938, a empresa mudou-se para Irati, principalmente motivada pela construção da linha férrea, auxiliando assim o transporte das madeiras para grandes centros em desenvolvimento no país.


Junto com Irati, onde desde então a sede da empresa mantém o mesmo endereço, Inácio Martins é outra cidade importante nesta história, pois é neste município que a empresa sempre manteve suas fazendas, com florestas para a produção de suas matérias primas.


Nesses 100 anos, a Dallegrave sempre apostou em inovações e acompanhou as principais transformações do mercado, atuando ao longo de sua história no ramo de serrados, laminados, compensados, entre outros.


Nos últimos 15 anos mantém seu foco produtivo em áreas de reflorestamento, onde toda a sua produção é direcionada para empresas da região, seguindo sempre o seu propósito de contribuir para o desenvolvimento local e regional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.