Defesa Civil faz alerta sobre possibilidade de temporais na região de Irati

Secom Irati

A previsão do tempo para os próximos dias para Irati e região é de muita chuva. A Defesa Civil faz um alerta para toda a população, para que fique atenta e em caso de emergência ligue para o 193 ou 199.

De acordo com o major Jorge Augusto Ramos, comandante do 10º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros, os modelos meteorológicos apontam que na sexta-feira e no sábado a chuva será menos intensa, com aumento da temperatura. De sábado para domingo há previsão de uma nova frente fria, o que pode causar um grande volume de chuva. “O terreno já está saturado pelas precipitações dos últimos dias. Há risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos. Por isso, iniciamos um trabalho de mobilização da Defesa Civil de todos os municípios para ficarem em alerta”, explica.

De acordo com o Simepar, a precipitação prevista passa de 100 milímetros, sendo somente no domingo 90 milímetros.

MEDIDAS IMPORTANTES
O 10º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros fornece dicas importantes para a população, em caso de tempestades:

  • Para quem reside em áreas de risco é preciso ter atenção e estar preparado para deixar residências, em caso de necessidade.
  • Em Irati, devem redobrar a atenção os moradores dos bairros DER, Canisianas, Vila Nova, Nhapindazal, proximidades do Clube Olímpico, do Detran, área central, locais próximos às margens do Rio das Antas, entre outras.
  • Evite viagens desnecessárias, pois existe possibilidade de obstrução de vias e maior risco de acidentes.
  • Caso tenha extravasamento de rios e cursos de água, evitar entrar ou atravessar áreas alagadas, principalmente se houver correnteza. Se a residência estiver em áreas de deslizamento, ficar muito atento e deixar os locais sempre que possível.
  • Não é período adequado para esportes ao ar livre, passeio/atividades esportivas ou de lazer, principalmente em locais próximo a rios, baixadas e encostas.
  • Ao deixar residência desligar a chave geral de energia. Guardar documentos em sacos plásticos para não molhar. Deixar materiais importantes preparados, para caso de necessidade, deixar rapidamente as áreas de risco.
  • Não tentar cruzar ponte se a água estiver passando sobre ela.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.