Derbli decreta mudança no horário do comércio e mercados de Irati

Decreto entra em vigor a partir desta quarta-feira (22)

Após 14 dias do último decreto em Irati, que determinava o lockdown nos fins de semana e horário restrito, o prefeito Jorge Derbli emitiu uma nova determinação para o município em que flexibiliza o horário do comércio e prestadores de serviços, também há mudanças no atendimento de mercados e delivery.

O documento conta com 16 artigos e todos os demais decretos foram revogados, valendo apenas este que é o 210/2020. Desta forma, determina que os comerciantes e prestadores de serviços estão autorizados a funcionar das 6h às 20h, de segunda à sábado. No domingo, o horário está liberado das 6h às 14h. Exceto farmácias e postos de combustíveis. Serviço delivery poderá funcionar das 6h às 22h, todos os dias.

Restaurantes e lanchonetes devem manter um colaborador, devidamente identificado, para servir o cliente, ou então disponibilizar luvas descartáveis para cada cliente se servir.

Os mercardos devem manter a  proibição de criança com menos de 12 anos, uma pessoa por família e, também, o controle de entrada por meio de fichas. O estabelecimento deve manter a organização e distribuição das fichas para não aglomerar, apenas 40% da capacidade, assim como nos demais locais.

O toque de recolher também foi alterado e será a partir das 22h até as 06h do dia seguinte, em decorrência do descumprimento, poderá ocorrer apreensão de veículos e condução forçada pelas autoridades municipais. Exceto quando for para serviços essenciais e sua prestação.

Celebrações religiosas estão autorizadas com a presença de fieis, desde que sejam cumpridas todas as medidas de prevenção. 

Parques e praças estão autorizados a funcionar apenas para caminhada, os demais itens que tem no local como academias ao ar livre, playgroud, etc, continuam bloqueados. Cine Drive-in está autorizado a funcionar das 16h às 21h45, de segunda à domingo. 

O transporte coletivo continua limitado a 70% da capacidade. O horário de uso do passe livre para idosos permanece das 9h às 12h, de segunda à sexta, fins de semana e feriados está suspenso.

“A gente flexibilizou, mas não é que está tudo liberado, o risco continua maior ainda. Precisamos que as pessoas entendam, colaborem, denunciem e nos ajudem a uma cuidar da outra para manter essas normas. Peço a colaboração de todos para os cuidados que a gente tem, continuamos com a fiscalização, multando quem não cumprir. Passamos por muitas fases, agora, depende de você se conscientizar de que muita coisa de ruim pode acontecer se não nos cuidarmos”, disse o prefeito Jorge.