Desfile Cívico de Irati reunirá 88 instituições

Foto: Assessoria/Banda da Guarda Mirim de Irati irá se apresentar duas vezes o desfile, acompanhando o grupo um e oito

Foto: Assessoria/Banda da Guarda Mirim de Irati irá se apresentar duas vezes o desfile, acompanhando o grupo um e oito

Nesta sexta-feira, dia 07, acontece em Irati o evento cívico em comemoração à Independência do Brasil. Às 8h, começa a cerimônia de hasteamento da Bandeira Nacional, na Praça da Bandeira.

Após esta solenidade, às 8h30, terá início o Desfile Cívico, na Rua Conselheiro Zacarias, contando com a participação de diversas instituições, entre escolas municipais, centros municipais de educação infantil, escolas federais, estaduais e privadas, e outras entidades. No total, o desfile em Irati, neste ano, reunirá 88 instituições.

Conduzindo as diversas entidades em desfile, farão a condução rítmica marcial da apresentação, além da banda da Guarda Mirim de Irati, a Banda João Paulo 2º, as fanfarras iratienses Mercedes Braga, Irmã Helena Olek e Matilde Araújo do Nascimento, além das fanfarras Capitão Vieira Lopes e Barão de Capanema, que são de Prudentópolis, e a Fanfarra Municipal de Guamiranga e a Fanfarra Boa Vista, que também é daquele município. Haverá partição também do Projeto Dialogando com o Corpo, a Arte e a Educação.

Após o cerimonial de abertura, em padrões militares, acontecerá o desfile dos CMEIS e das escolas municipais. O segundo momento iniciará com o desfile das Forças Armadas, com presença do 13º Batalhão de Infantaria Blindado do Exército de Ponta Grossa, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e demais entidades.

A Secretaria de Educação de Irati, organizadora do evento, solicita aos pais que retornem com seus filhos, depois da dispersão, para que os alunos possam assistir ao desfile, já que há mais de 20 anos não há a participação do exército e de um tanque blindado nos desfiles cívicos do município. Os veículos do Exército utilizados no desfile ficarão em exposição após o término do mesmo.

CRONOGRAMA

A Secretaria Municipal de Educação vem, há alguns meses, organizando o retorno do evento cívico da Independência do Brasil a Irati, e para organizar o desfile, promoveu diversas reuniões e contatos para definir as participações. Demais secretarias e departamentos ligados à Administração Municipal também se envolveram no processo.

Para o desfile desta sexta-feira (07), as apresentações foram divididas em 10 grupos, cada qual acompanhado por uma banda ou fanfarra.

No grupo um Desfilam o prefeito, vice-prefeito, juiz, presidente e vereadores da Câmara em carro aberto. Do protocolo de abertura do desfile consta ainda a apresentação das bandeiras, atual legislatura da Câmara Municipal, incluindo os vereadores mirins. Acompanhados pela Fanfarra da Guarda Mirim.

Grupo dois participarão os CMEIs Padre Pedro, Alexandre Iarema, Anjo da Guarda, Clari Gomes Pedro, Dona Candinha, Irmã Anna, Jardim das Orquídeas, Leopoldina Chudek, Madre Tereza de Calcutá, Planalto do Futuro e Santo Antônio. Quem acompanha é Fanfarra Capitão Vieira Lopes.

Irão compor o grupo três a Escola e CMEI Municipal João Paulo 2º, Escola Municipal Mafalda Sotti Lopes, Escola Futuro, as escolas rurais municipais Atalino Borges, Cerro da Ponte Alta e dos Colonizadores, de Gonçalves Júnior. A Banda João Paulo 2º acompanha o grupo.

A Fanfarra Mercedes Braga acompanha o grupo quatro, neste bloco a Escola Municipal Mercedes Braga, as escolas rurais municipais Esperança Carignano Chuilki, Linha Pinho de Cima, Olavo Anselmo Santini, Rosa Zarpelon, São Miguel de Itapará e o Colégio Estadual Rio do Couro participam do desfile.

Irão compor o grupo cinco as escolas municipais Irmã Helena Olek, juntamente com a fanfarra da escola, também Ana Amaral Gruber, Antonina Filllus Panka, Eduardo Laars do Camacuã, Lagoa e Francisco Stroparo.

Integrarão este bloco seis as escolas municipais Matilde de Araújo do Nascimento, que também terá a fanfarra da escola, também Francisco Vieira de Araújo, João Batista Anciutti, João Maria Pedroso, José Siqueira Rosas e Olaria Filipaki.

Dentro deste grupo sete estarão as escolas municipais Padre Wenceslau, Plínio Anciutti Pessoa, Rosalina Cordeiro de Araújo, Estadual João XXIII, São Valdomiro e Tancredo Martins. Quem acompanha as escolas é a Fanfarra Municipal de Guamiranga.

Já no grupo oito quem acompanha é a Guarda Mirim de Irati, que volta a se apresentar no desfile, junto das apresentações do Exército, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Guarda Municipal e Conselho Tutelar.

No grupo nove quem acompanha é a Fanfarra Barão de Capanema, integram este grupo Provopar, ANAPCI, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Colégio SESI, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Escola Estadual Pio 12, Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva, Colégio Dinâmico e Associação Esportiva Iratiense de Futsal.

O último grupo do desfile é composto pela Fanfarra Boa Vista, de Guamiranga, com o Estúdio de Dança Isabela Procek, o Clube dos Desvabradores Estrelas do Sul, Clube dos Aventureiros Estrelas Kids, Projeto Social de Karatê, Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo, Jeep Clube, Kart Clube, Clube de Rolimã, Grupo de Cavalgada e CTGs locais.