Dia D da Campanha de Multivacinação e a Poliomielite acontece neste sábado (17)

Em Irati, das 08 às 17h, todas as salas de vacina estarão abertas para intensificação da campanha, exceto a unidade de Engenheiro Gutierrez que está passando por reformas

Desde o fim do setembro o estado do Paraná iniciou duas importantes campanhas de vacinação, sendo elas a Multivacinação e a Poliomielite. Além disso, desde o início do ano vem sendo realizada a campanha contra o Sarampo. As campanhas de multivacinação e poliomielite irão até o dia 31, já a de sarampo a data final é 13 de novembro

Somente de crianças de 0 a 5 anos, o Paraná possui mais de 583.962 que devem tomar a vacina. Até o momento, o estado atingiu apenas 15% da meta de vacinação. No sábado (17), das 08h às 17h acontece o Dia D, sendo uma data na qual todas as salas de vacinação de cada município estarão abertas para intensificar a vacinação. “A imunização é um serviço essencial para a saúde da população, então, além da pandemia, temos outras doenças tão graves quanto a Covid-19, neste momento nós não temos esta vacina, mas temos a vacina da BCG, do rotavírus, da meningite, pneumonia, tivemos a campanha anual contra a influenza, então são várias vacinas que estão disponíveis no serviço municipal do SUS para que as pessoas procurem e sejam imunizadas”, explica Vera Rita da Maia, chefe do Programa de Imunização do estado do Paraná.

VACINAÇÃO EM IRATI

O município de Irati, possui ao todo 13 salas de vacinação espalhados entre a cidade e o interior. São elas: Rio Bonito, Adhemar Vieira de Araújo, Vila São João, Riozinho, Lagoa, Guamirim, Pirapó, Engenheiro Gutierrez, Pinho de Baixo, Gonçalves Junior, Palmital, Itapará e a sede da Secretaria Municipal de Saúde. As equipes de vacinação trabalham de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30.

Na vacinação contra a poliomielite o município possui 22% das crianças de 0 a 5 anos vacinadas, portanto de 3.129 apenas 701. Ao analisarmos os números da multivacinação, a porcentagem é ainda menor com 759 crianças vacinadas em um total de 13.956 da população de 0 a 15 anos, atingindo 5,44%.

DIA D EM IRATI

Neste sábado (17), das 08 às 17h, todas as salas de vacina estarão abertas para intensificação da campanha, exceto a unidade de Engenheiro Gutierrez que está passando por reformas. Para o Dia D, será implantada uma sala de vacina na unidade do Alto da Lagoa.

VACINAÇÃO E MATRÍCULA ESCOLAR

Em novembro, devem iniciar as matrículas escolares para 2021. Entre os documentos necessários, é obrigatória a carteira de vacinação atualizada, no estado do Paraná, desde 2018, sob a Lei Nº 19534/2018. “Quando se tem a obrigatoriedade do atestado de vacinação nas escolas não é apenas para a matrícula, mas preciso estar com o meu esquema vacinal em dia e completo para proteger aqueles que, por alguma razão, não podem, ou não puderam ir até uma Unidade de Saúde tomar a vacina. Nós com isso estamos pensando na prevenção, tanto que ele não proíbe a matrícula escolar, mas é uma forma de buscar aquela criança que está com a carteirinha de vacina atrasada”, explica Vera.

POLIOMIELITE

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida à crianças a partir de 12 meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. A poliomielite é causada por vírus, pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A vacinação é a única forma de prevenção.

MULTIVACINAÇÃO

A Campanha de Multivacinação tem objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade. A população não vacinada ou com esquemas incompletos, menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias) de acordo com o Calendário

A Campanha Nacional de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. São elas: BCG que previne as formas graves de tuberculose, a Pentavalente que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, Rotavírus Humano contra a diarreia, Pneumocócica 10 contra a pneumonia meningite e otite, Meningocócica C e ACWY que previne contra meningites, Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, vacina contra a varicela, vacina HPV que previne alguns tipos de câncer em jovens, vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.