Em comemoração aos 76 anos, Aciai homenageia fundador Virgílio Moreira

Além de mentor da associação, Virgílio foi um importante político, poeta, empreendedor e filantropo paranaense

Amanda Borges

Em comemoração aos 76 anos da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), na sexta-feira (20), ocorreu uma cerimônia em homenagem ao seu fundador, Virgílio Moreira (in memoriam). Além de mentor da Aciai, Moreira também foi um importante político, empreendedor, poeta e filantropo paranaense.
Criada em 1946, a associação representa hoje uma forte união dos empresários da região, que só foi possível graças ao fundador da entidade. Por isso, Elias Mansur, presidente da Aciai, explica que antes da homenagem uma busca sobre as origens da associação foi realizada. Então, pode-se chegar ao nome de Virgílio Moreira como o principal responsável pela fundação da Aciai.
“Ele foi um importante poeta e idealizador de tantas empresas aqui em Irati. Então nós não podíamos deixar de homenagear uma pessoa tão importante para nós”, explicou o presidente. Pelo fundador ser uma pessoa tão plural em seus investimentos e trabalhos, Luiza Nelma Fillus, ocupante de uma das cadeiras da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro- Sul do Paraná (ALACS), da qual Virgílio é patrono, foi convidada a palestrar no evento.
Luiza retomou em seu discurso a relevância de Virgílio, não somente para a sociedade empresarial de Irati, mas também pela sua importância no desenvolvimento da vida cultural do município. “Ele leu os clássicos, seu português era impecável, os poemas, os sonetos que ele fazia utilizando técnicas complexas da poesia, trovas, crônicas. E ele sempre foi muito antenado, ligado nas coisas que o rodeavam”, explicou Luiza.“Para nós é muito bom saber que além de empresário ele era poeta”, comemorou.
Virgílio Moreira Filho, filho do homenageado da noite, também foi convidado a palestrar e se emociona ao tocar no nome do pai. “Eu já estudei a vida do meu pai, já registrei e li em livros, mas cada vez que eu vou em algum lugar surgem emoções, surpresas e novidades”, disse. Ainda, Virgílio explica que sente um grande orgulho ao entender e descobrir coisas novas a respeito da pessoa única que seu pai representou para a região.
O presidente da associação também explicou que as múltiplas áreas de atuação do mentor contribuíram para tornar a Aciai o que ela é hoje. Ele reforça que a parceria com as empresas de Irati são muitas e que cada uma contribui de maneira singular para com a associação, de acordo com cada especificidade de seus serviços ou produtos. Por isso, na ocasião mais um parceiro se uniu ao time de colaboradores da Aciai firmando convênio com a entidade, a Faculdade Campo Real.

O filho de Virgílio foi parabenizado pela importância de seu pai – Foto: Aciai