Em dois meses, trenzinho do Parque Aquático atrai cerca de 10 mil pessoas

Informações Assessoria Prefeitura de Irati Trenzinho funciona cinco dias por semana no Parque Aquático/Foto: Arquivo Folha Uma das grandes atrações

Informações Assessoria Prefeitura de Irati

Trenzinho funciona cinco dias por semana no Parque Aquático/Foto: Arquivo Folha

Uma das grandes atrações do Parque Aquático de Irati, o trenzinho, que começou a funcionar novamente, totalmente reformado, em dezembro do ano passado, já atraiu cerca de 10 mil pessoas para passear, em dois meses de atividade.

O controle efetuado pelos encarregados que coordenam o funcionamento do trenzinho aponta que desde a reforma e a volta nos trilhos do parque a procura é grande da população nos cinco dias de funcionamento.

O levantamento detalhado começou a ser feito a partir do dia 08 de dezembro, fechando até 31 de janeiro. Porém o equipamento reinaugurou uma semana antes, durante a 40ª Festa do Pêssego, e efetuou diversas viagens durante o evento. Então estima-se que muito mais pessoas passearam de trenzinho.

A mesma equipe de trabalho definiu um esquema de funcionamento do brinquedo, sendo às segundas e terças, o trenzinho fica parado para checagem e manutenção. Quartas e quintas, funciona apenas para escolas e grupos especiais, mediante agendamento (reserva) nos horários das 09h às 11h ou das 15h às 17h. Sextas, sábado e domingos, passeios para o público em geral a partir das 15h, com funcionamento até aproximadamente 19h.

Atualmente três pessoas trabalham com o funcionamento do veículo. O maquinista, que também é o mecânico e faz manutenção do trenzinho, um coordenador, que motiva os viajantes e repassa aspectos históricos de Irati durante o trajeto, e o responsável por atender o embarque e desembarque dos passageiros.

REFORMA

O trenzinho e a estação ferroviária do Parque Aquático receberam várias reformas. Os trabalhos iniciaram na metade do ano passado, e depois de várias adequações, como troca de telhados, troca de trilhos, pintura no local e no trem, o maquinário ficou com uma cara nova. Outras melhorias também foram feitas no parque como a implantação de uma academia ao ar livre, quadra poliesportiva, uma base da Guarda Municipal, e todo um trabalho de paisagismo no local.

NOVO PROJETO

A prefeitura já tem pronto um projeto para revitalização em quase todo o parque. O projeto aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal, que está em análise. A previsão é que até o próximo ano, as obras sejam concluídas.

No projeto está a recuperação e alargamento da pista de caminhada, assim como a construção de uma pista maior. Também será feita uma ciclofaixa, que ficará ao redor do Parque Aquático. Outro elemento será o calçadão no trecho da Rua Expedicionário José de Lima, e a rua passará a ser mão única. Será feita também uma melhoria no mobiliária urbano, que são os bancos, floreiras e luminárias.