Em prol do “Maio Laranja” Guamiranga promove campanha “Faça Bonito”

Em alusão ao dia 18 de maio foram realizadas blitz educativa, concurso de cartazes, teatro, e leitura em grupo

Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamiranga

O município de Guamiranga promove no mês de maio a campanha “Faça Bonito”, que faz alusão ao “Maio Laranja”, e foi criada em prol dos direitos das crianças e adolescentes que são vítimas de abuso e exploração sexual, e aborda a importância da denúncia contra esses casos. Esse é um movimento conjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com todos os profissionais que compõem a Rede de Proteção Social do município, em que as atividades recreativas são realizadas com as crianças do ensino fundamental II e ensino médio. A campanha teve início no dia 16 de maio e encerra no dia 27 deste mês.

A proposta da campanha foi apresentada aos diretores dos Colégios Estaduais ainda no início do mês de maio, e as atividades realizadas pelos alunos foram definidas no final do mês de abril. Na manhã do dia 18 de maio, Dia nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Secretarias de Saúde, de Educação e Conselho Tutelarlançaram oficialmente a Campanha “Faça Bonito” no Parque Ambiental do município de Guamiranga.

No dia 16 de maio, foi realizado a colação de cartazes nos comércios locais e banners em alguns pontos da cidade, ainda, foi divulgado junto aos Colégios Estaduais sobre o concurso de cartazes alusivos à data. Já no dia 18, o público alvo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Geração Criança, participou da ação fixando algumas flores amarelas em pontos estratégicos do Parque Ambienta, além disso, foi realizada Blitz educativa para motoristas que passavam pelo local.

Dia 19,foi a vez de trabalhar a temática no CMEI Pingo de Ouro, em que as profissionais do CREAS utilizaram a leitura do livro “Pipo e Fifi” e a apresentação do semáforo educativo. Já dia 20 de maio, foi o dia de complementar os temas que já haviam sido trabalhados pelos professores durante a semana, com as crianças das escolas municipais e APAE as quais participaram de uma importante peça teatral que abordou brilhantemente a temática de forma lúdica e divertida, repassando a importância de denunciar.

O Prefeito Marcelo Leite, e a Secretária de Assistência Social Mayara Fila, ressaltaram a importância destes momentos.“É através da divulgação dos canais de denúncia e de campanhas educativas que muitas das demandas chegam ao conhecimento das equipes para intervenção”, comenta Mayara.

As atividades realizadas pelos alunos das escolas municipais, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e os demais profissionais que constituem a Rede de Proteção Social do município, demarcaram o mês da Campanha Maio Laranja. “Faça Bonito” a luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Para denunciar casos de abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes, disque 100.