Empresário de Irati constrói abrigo para ajudar ONG Amigo Bicho

Rogério Kuhn utilizou um espaço que tinha e fez um projeto em longo prazo para cuidar dos animais

Uma das grandes necessidades da ONG Amigo Bicho de Irati é um abrigo para os animais de rua, mas agora, este problema foi solucionado. O empresário Rogério Kuhn cedeu um espaço e construiu o local para abrigar os animais, sem custo para a ONG ou para a sociedade. A ideia é que os animais possam ser tratados e tenham onde ficar até encontrarem um lar.

O abrigo fica em uma chácara de Kunh, na BR-277, a poucos quilômetros de Irati, são dois barracões de 1200 m² cada. O projeto é em longo prazo, e foi feito de forma estratégica, ainda está em construção, algumas baias (local onde ficarão os animais) já estão prontas, em um dos barracões. Rogério entrou com o espaço e a mão de obra, já a ração e os cuidados são por conta das voluntárias da ONG.

O empresário decidiu ajudar porque viu a necessidade que tinham, mas não havia recurso suficiente para a construção do espaço, já que em alguns mandatos passados foi doado o terreno. “Eu tinha um projeto abandonado da BRF e Perdigão, da criação de frangos, então decidi ceder dois barracões para a ONG utilizar da melhor forma. Junto com isso precisava de recurso e a ONG também não dispunha, porque tem dificuldade financeira e vai continuar tendo, por isso nós precisamos colaborar. Eu achei como empresário uma maneira de incentivá-las a continuar neste trabalho, de auxiliar nossos amigos caninos e, além de ceder, ainda estou construindo as baias e a estrutura completa”, disse Rogério.

Apesar de não ser recomendado ter animal enquanto constrói o ambiente, cerca de 50 a 60 cães estão no local, devido à necessidade da ONG e a quantidade de animais de rua que Irati possui. E já está aberto a visitações. “Adoraria que o pessoal viesse conhecer, temos bastantes animais preparados para animar o seu lar. Convidamos você para que venha conhecer este projeto que tem um plano futuro, um direcionamento, em plano estratégico, em longo prazo e com várias ideias e alternativas para sanarmos, ou diminuirmos, e melhorar a vida dos animais e da sociedade”.

PROJETO EM LONGO PRAZO

A ideia do projeto é que os animais tenham um espaço para ficar até serem adotados, e também fazer as castrações, e que possam ficar no local por 10 dias no pós-operatório, para que a pessoa possa receber o animal em perfeitas condições. Deixar um espaço para uma clínica e ter apoio de veterinários. Fazer parcerias com universidades em que os alunos possam vir para Irati para realizar as castrações de forma mais barata ou gratuita.

Na parte externa a ideia é fazer uma espécie de hotel, para que as pessoas possam deixar o seu animal enquanto viajam ou não possam ficar com ele. O valor cobrado será doado integralmente para a ONG. “Tem solário de 250 m², espaço para andar, correr, tem baias de várias medidas, baias externas para animais mais agressivos ou de porte grande, vamos ter um ambiente mais livre para se sentirem mais à vontade, e com isso, arrecadar dinheiro para a ONG. é um espaço saudável, maior, um ambiente que proporciona um bem-estar ao animal”, disse Kuhn.

CASTRAMÓVEL

Existe uma negociação com a Prefeitura de Irati para doação do Castramóvel para a ONG e deve ficar no abrigo, sem precisar se locomover e não seja necessário uma grande estrutura para o veículo, já que a ideia é trazer os universitários para o ambiente, não gerando custos para o município.