Equipe da Educação de Fernandes Pinheiro participa de cursos de formação

Objetivo é atender demandas dos profissionais

Daniela Valenga

Professores, estagiários, merendeiras e auxiliares de serviços gerais de Fernandes Pinheiro participaram de cursos de formação oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no dia 11 de março. Foram realizadas diferentes atividades com o intuito de atender demandas dos profissionais, que contaram com parcerias para execução.
O secretário de Educação do município, Sergio Gomes, explica que a oferta de cursos de formação continuada possibilita ao profissional aprender novas técnicas. “É um instrumento que de uma forma ou de outra vem para aperfeiçoar o dia a dia do profissional”, destaca Gomes.
Professores e estagiários participaram do curso “Habilidades e Conhecimentos pré-alfabetização” ministrado pela equipe da SME durante a manhã. “A Psicóloga Gisele Roessler e a Fonoaudióloga Joceane Aparecida Ferreira foram quem ministraram o curso”, conta Gomes.
No mesmo período, os funcionários do CMEI Tia Aurora tiveram um curso com a Professora Pálmula Fernandes, da editora FTD Educação. Durante a tarde, o tema foi “Oficinas de Contação de Histórias”, também ministrada por Pálmula e com a presença da professora Nelci Wolski. “Ela contou histórias e relatou aos professores, através da sua experiência, a importância da ferramenta para o desenvolvimento dos alunos”, relata.
Para as merendeiras, foi ofertado um curso de formação com docente e alunas do curso de Nutrição da Unicesumar de Ponta Grossa. “A Nutricionista da SME, Mauricila Campos França, entrou em contato com a coordenadora do curso e a partir da parceria, foi disponibilizada a formação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”, conta Gomes. Além dessa temática, o curso também abordou a coleta de amostras e o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIS).
As funcionárias de serviços gerais participaram de uma formação com a empresa Maria Brasileira. O curso abordou diversos temas ligados ao desempenho do trabalho, como técnicas e frequência de limpeza de ambientes, responsabilidades e importância do profissional de limpeza, soluções padronizadas para higiene, recolhimento de resíduos, preservação ambiental, entre outros. Além das funcionárias da SME, também participaram serviços gerais de todas as Secretarias da Prefeitura.