Escola Estadual Nossa Senhora das Graças é a quinta melhor do Paraná

Segundo o resultado do IDEB, a escola está entre as 10 melhores do estado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados da prova que avalia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A Escola Estadual Nossa Senhora das Graças de Irati ficou em 5º lugar no ranque das 10 melhores escolas do Paraná.

O Paraná se destacou com os melhores números, foi o estado que mais cresceu no país, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A nota geral de Irati foi 6.9, a avaliação é feita com base na prova de Língua Portuguesa e Matemática, aplicada nos 3º e 5º anos das séries iniciais do ensino fundamental, nos 9º anos das séries finais do ensino fundamental e nos 3º anos das séries finais do ensino médio, a prova acontece nos anos ímpares, foi feita em 2019.

Além de serem avaliadas as duas disciplinas, o IDEB avalia também a questão da evasão de alunos, o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Marcelo Fabricio Chociai Komar, fala a respeito do trabalho realizado em parceria com o Conselho Tutelar, bem como, outras entidades, que permitiram refletir este resultado positivo. “Fizemos uma grande busca ativa, com o Ministério Público e com o Conselho Tutelar, fazendo um trabalho em conjunto com as redes de proteção para que os alunos evadidos retornassem às escolas. Níveis de aprovação e reprovação, retorno dos alunos evadidos, avaliação de Matemática e Língua Portuguesa são os fatores que compõem a nota do IDEB”, disse Marcelo.

REDE MUNICIPAL

Outro recorde foi o das séries iniciais, em que o Paraná ficou em segundo lugar do país. A secretária de Educação de Irati, Rita de Cássia Penteado de Almeida, fala da importância deste avanço educacional para o município. “É importante não só para as escolas, como também para a cidade, para ver o nível que se encontra a educação municipal. Sabemos que não conta só a nota, conta o senso escolar, o número de transferências, conta também o nível de escolaridade dos professores. A Secretaria de Educação faz os cursos de formação de docentes, para os professores do 3º e 5º do fundamental, é feita a intervenção nas escolas durante todo o ano, os alunos com maiores dificuldades têm acompanhamento psicológico e pedagógico. Só temos a agradecer o empenho da família e da escola, que ambos trabalhando juntos o resultado só pode ser positivo”.

O destaque na rede municipal vai para a Escola Irmã Helena Olek, que teve a maior nota na região, com uma média oito, que é muito difícil de ser alcançada. “Destaco também a Escola José Siqueira Rosas que deu um pulo de 1,2, o Tancredo Martins, e a Escola Antonina Fillus Panka, estas três escolas são de bairros e mostram que a educação pode ser igual para todos”, finaliza a secretária.

Irati tem 5,5 de nota no ensino fundamental dos anos finais, e 4,6 no ensino médio. Os quadros mostram as médias dos municípios da região.

AULAS REMOTAS

As aulas remotas permanecem até que a Secretaria de Saúde permita o retorno presencial, o governador, Ratinho Junior, presa pela segurança dos alunos, professores e todos os profissionais envolvidos na educação. “Até o momento, sabemos que alguns colégios militares retornaram, porque eles acompanham as ordens do governo federal, então, nossas aulas continuam a distância. Por isso, pedimos aos alunos que continuem fazendo as atividades dentro dos prazos, já que o final do ano está chegando e queremos terminar com o máximo de qualidade, respeitando o processo de ensino e aprendizado”, afirma o chefe do NRE.