Escola Monte Claro e Grupo Kraków, de Mallet, realizam evento Chá com os Avós
Evento aconteceu como forma de homenagem ao Dia de Nossa Senhora de Monte Claro, padroeira da Polônia, também conhecida como Nossa Senhora de Częstochowa
Esther Kremer, com reportagem de Patrícia de Paula
O evento “Chá com os Avós” foi uma iniciativa promovida pela APMF da Escola M. N. Srª. de Monte Claro em colaboração com o Grupo Folclórico Polonês Kraków, ambos de Mallet. Este projeto, intitulado “Memórias”, teve como principal objetivo resgatar e valorizar a história e a cultura dos imigrantes poloneses que ajudaram a moldar a região.
O evento aconteceu na Casa do Povo, em Rio Claro do Sul. O “Chá com os Avós” foi a série de entrevistas conduzidas com os avós da comunidade. Essas conversas tiveram como objetivo mostrar as experiências vividas por aqueles que, como imigrantes e descendentes de poloneses, moldaram a sua história na cidade.
A professora e coordenadora do projeto, Roseli Jagiello, falou sobre a parceria com o Programa União Faz a Vida, do Sicredi, que proporcionou o Chá com os Avós. “Trabalhamos a vários anos com este Programa e, agora, estamos com o projeto ‘Memórias’, que trabalha com a cultura, o resgate dos costumes do nosso povo, o nosso povo é rico em memórias. Hoje, com o Chá com os Avós nós chamamos a comunidade, assim, trabalhando a comunidade de aprendizagem e os avós contaram muitas histórias”, explica.
Ainda, segundo ela, o projeto começou em 2022, com a professora Dirce, e em 2023 aconteceu uma visita da comitiva da Polônia e, neste dia, foi mostrado algumas atividades já realizadas com as crianças. “Os poloneses ficaram encantados com o projeto e, passado alguns meses, recebemos o convite para ir até a Polônia, levar o nosso projeto para o outro lado do mundo, até Lublin. Quando voltamos da Polônia foi em um entusiasmo ainda maior, temos muita cultura e, no início do ano, voltamos com tudo com o projeto ‘Memórias’, comenta.
A professora e vice-presidente do Grupo Folclórico Kraków, Dirce Maria Foetsch, falou sobre o projeto e a importância do mesmo. “O grupo tem uma parceria com a Escola e este projeto fala de tradições, festas, de partilha e bençãos de alimentos, e as apresentações do Grupo Folclórico foram sempre se encaixando como o cultivo da tradição polonesa. Hoje, este projeto está se estendendo para o “Memórias” que está envolvendo a escola toda”.
A diretora da Escola, Silmara Gaissler, também falou sobre o projeto e disse que “é com muita alegria que realizamos este projeto. Um projeto que foi iniciado no começo do ano e as professoras e os alunos estão empenhados, com o apoio do Sicredi a gente conseguiu fazer o Chá com os Avós para trazer memórias, algo muito importante que não pode ser esquecido. Vamos continuar sempre trazendo estes projetos para não deixar que nossa história morra. Só temos a agradecer todas as parcerias”, finaliza.