Escolas estaduais da região de Irati recebem kits de robótica

Oito colégios foram contemplados com os instrumentos que serão utilizados em sala de aula

Jaqueline Lopes

Na semana passada, oito escolas do Núcleo Regional da Educação de Irati foram contempladas com kits de robóticas, cada uma com nove kits. A entrega aconteceu no Colégio Cívico-Militar Duque de Caxias, e teve a participação do secretário e chefe da Casa Civil, Guto Silva. A entrega dos kits faz parte do Programa do Governo do Paraná, Robótica Paraná, que vai entregar mais de 2.500 kits de Robótica para 257 escolas do estado.
Os kits serão utilizados em sala de aula e cada um é composto por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo. O conteúdo engloba programação de robótica básica, automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência.
Para o chefe da casa Civil, Guto Silva, a entrega desses kits representa uma mudança no ensino do Paraná, em que agora os alunos da rede estadual pública podem se igualar aos da rede privada, com mais um instrumento no aprendizado. “Muitas profissões do futuro ainda não foram inventadas, mas vão passar por esse contato com a tecnologia, com a programação de computadores e robótica. Nada mais justo que os alunos da rede estadual tenham condições iguais e acesso para poder ter esse crescimento, porque lá na frente, quando ingressarem no mercado de trabalho, esse conhecimento vai ser importante para ter um bom emprego”.
O deputado Nelson Justus é um dos articuladores do projeto, e destaca que este momento é importante para toda a região. “Isso é extraordinário, fantástico, porque estamos avançando o que muitas vezes colégios particulares não têm a rede pública vai ter. É a modernidade. Vamos ter condições de disputar com outros países. É um avanço muito importante e nós temos que reverenciar a atitude do chefe da Casa Civil e do governador Ratinho”.
O líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri, também participou da entrega. Para ele, este momento é importante para uma melhoria no ensino. “Os nossos alunos de escola pública precisam ter os instrumentos necessários. O estado está investindo nisso, nós temos ótimos professores com grande qualidade, mas nós precisamos dar instrumentos para eles tenham aprendizado nas escolas”, comenta. Bakri ainda enfatiza o trabalho do governador e do chefe da Casa Civil.
Artagão Junior, deputado estadual, também reivindicou kits para as cidades da região, para ele, este é mais um avanço na Educação. “É uma demonstração de compromisso do estado com a educação pública da nossa região. Entregarmos esses kits de robótica que vão permitir que os nossos alunos tenham aprendizado da ferramenta do futuro”.
O prefeito Jorge Derbli também comentou sobre as inovações que chegam às salas de aula. E sobre o novo projeto articulado pelo governo, que virá para Irati e todas as salas de aulas, da rede estadual, terão TV smart e wi-fi, mais uma vez, garantindo acesso a tecnologia. “Estamos muito felizes com a vinda do chefe da Casa Civil, dos deputados estaduais e federais. É a inovação, a tecnologia, a informática vindo para abrir a cabeça dos alunos para ganharem mais conhecimento”.

MATERIAL DIDÁDITO
Os professores passarão por treinamento com técnicos dos Núcleos Regionais da Educação (NREs) para compreender como aplicar o material didático, que foi elaborado pela equipe interna do DTI da Seed.
“Para gente é uma felicidade ser presenteado no dia dos professores com esses kits. São equipamentos inovadores. Isso é um marco histórico para o Paraná”, disse o chefe do NRE, Marcelo Kamar.
Para a diretora do Colégio Cívico Militar Duque de Caxias, Eloisa Van der Neut, os kits chegaram em boa hora. “Esse projeto de robótica do estado é maravilhoso para desenvolver e igualar o aluno da escola pública ao particular. Esses kits vieram no momento certo, na hora em que estão interessados e vendo que a informática vai ser muito importante na vida deles”.