Espetáculo “Guernica” reúne público no Batatão e Parque Aquático

No último domingo (27/10), foi apresentado em Irati o espetáculo de dança “Guernica”, tendo sido realizadas duas apresentações: uma com

No último domingo (27/10), foi apresentado em Irati o espetáculo de dança “Guernica”, tendo sido realizadas duas apresentações: uma com início às 16h no Ginásio de Esportes Agostinho Zarpellon Junior, o "Batatão", e outra às 18h no Parque Aquático.

 

Segundo o produtor executivo do espetáculo, Pablito Kucarz, entrevistado em Irati após às apresentações, “O ‘Guernica’ parte da obra homônima de Pablo Picasso para fazer uma reflexão sobre os tempos de guerra: tempos extremos que a humanidade passa. Infelizmente, a nossa memória é muita curta, e este tempos são cíclicos, se repetem. A gente está passando por momentos bastante aguerridos nos últimos tempos. Talvez não tanto quanto a Guerra Civil espanhola, mas esse eco da história ainda vibra muito forte nos dias de hoje”, citou Kucarz, acrescentando: “os bailarinos foram para a sala de ensaio, começaram a estudar as figuras da obra do Picasso, colocá-las no corpo e construir uma dramaturgia, para falar deste momento de guerra – não só da Espanha, mas desta brutalidade que permeia a humanidade ao longo de sua história”, concluiu o produtor.

 

O projeto dá continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido pela diretora do espetáculo, Laura Haddad, na área da Arte, Dramaturgia e Cultura Espanhola, na Universidade de Salamanca, na Espanha, iniciado em 2013. “Ao reunir bailarinos com diferentes trajetórias, alguns vindos da escola mais tradicional do Paraná — o Balé Guaíra — e outros até da dança de rua, ampliamos as possibilidades da criação artística coletiva que resultou em Guernica", cita a diretora.

 

Trata-se de uma realização da Duplo Produções pelo edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE, do Governo do Estado do Paraná, com incentivo da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel). Em Irati, o projeto teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura.