Estrutura da Casa da Memória de Prudentópolis recebe melhorias

Desde junho, a Casa da Memória de Prudentópolis, vem recebendo melhorias em sua estrutura. A reforma ocorre, para sua preservação, sendo essa uma casa histórica construída no século 20.

A edificação, antes da reforma, estava sendo utilizada pela Secretaria Municipal de Educação e Associação Prudentopolitana de Artesanato, o prédio já pertenceu ao Governo do Estado, funcionando a receita Estadual e o Correio, após a municipalização do local, a estrutura abrigou, além daSecretariade Educação, a Secretaria Municipalde Cultura.

O valor total da obra é de R$198.958, 38, com recursos do Governo Federal, através de projeto escrito em edital do Ministério do Turismo. Toda a estrutura está sendo reformada, principalmente a parte em madeira que estava condenada no sótão e 1° pavimento, que eram os espaços mais deteriorados pelas infiltrações e cupins.

O prédio tem ao todo 477m², possuindo, hall de entrada com acessibilidade, tanto para todas as salas do térreo como para o 1º pavimento, além de oito salas no térreo e nove salas no primeiro pavimento, incluindo as instalações sanitárias. Após a reforma, a edificação passará a ter mais 88m².

O Diretor de Departamento Cultural, da Prefeitura de Prudentópolis, Fernando Demenech, fala da importância dos serviços no local. “Esta edificação possui grande importância para o município tendo em vista que é uma das últimas construções antigas com suas características preservadas. O município está se consolidando como destino turístico no setor natural e cultural, espaços culturais são importantes para expressarmos toda história da nossa cidade, sendo este mais um local de lazer para nossa população e de visitação para os turistas”, fala Fernando.

A intenção da Secretaria de Cultura é utilizar todos os cômodos da Casa da Memória, após a conclusão dos serviços, porém já há um planejamento para que o local, receba exposições, contendo objetos que fazem parte da cultura de Prudentópolis, além de salas com cenários de época, objetos de locais históricos que já foram importantes e merecem ser lembrados.

A previsão é para que os trabalhos sejam concluídos até o fim de 2019, há ainda a programação, para a substituição de toda parte elétrica futuramente, porém, esses serviços não estão contemplados nessa parte da obra, sendo que os serviços deverão ser realizados pela equipe da Prefeitura de Prudentópolis.

Comentários estão fechados.