Estrutura da Casa da Memória de Prudentópolis recebe melhorias

Além da reforma, prédio terá uma ampliação de 88m² para que haja a adequação e acessibilidade aos munícipes

Desde junho, a Casa da Memória de Prudentópolis, vem recebendo melhorias em sua estrutura. A reforma ocorre, para sua preservação, sendo essa uma casa histórica construída no século 20.

A edificação, antes da reforma, estava sendo utilizada pela Secretaria Municipal de Educação e Associação Prudentopolitana de Artesanato, o prédio já pertenceu ao Governo do Estado, funcionando a receita Estadual e o Correio, após a municipalização do local, a estrutura abrigou, além daSecretariade Educação, a Secretaria Municipalde Cultura.

O valor total da obra é de R$198.958, 38, com recursos do Governo Federal, através de projeto escrito em edital do Ministério do Turismo. Toda a estrutura está sendo reformada, principalmente a parte em madeira que estava condenada no sótão e 1° pavimento, que eram os espaços mais deteriorados pelas infiltrações e cupins.

O prédio tem ao todo 477m², possuindo, hall de entrada com acessibilidade, tanto para todas as salas do térreo como para o 1º pavimento, além de oito salas no térreo e nove salas no primeiro pavimento, incluindo as instalações sanitárias. Após a reforma, a edificação passará a ter mais 88m².

O Diretor de Departamento Cultural, da Prefeitura de Prudentópolis, Fernando Demenech, fala da importância dos serviços no local. “Esta edificação possui grande importância para o município tendo em vista que é uma das últimas construções antigas com suas características preservadas. O município está se consolidando como destino turístico no setor natural e cultural, espaços culturais são importantes para expressarmos toda história da nossa cidade, sendo este mais um local de lazer para nossa população e de visitação para os turistas”, fala Fernando.

A intenção da Secretaria de Cultura é utilizar todos os cômodos da Casa da Memória, após a conclusão dos serviços, porém já há um planejamento para que o local, receba exposições, contendo objetos que fazem parte da cultura de Prudentópolis, além de salas com cenários de época, objetos de locais históricos que já foram importantes e merecem ser lembrados.

A previsão é para que os trabalhos sejam concluídos até o fim de 2019, há ainda a programação, para a substituição de toda parte elétrica futuramente, porém, esses serviços não estão contemplados nessa parte da obra, sendo que os serviços deverão ser realizados pela equipe da Prefeitura de Prudentópolis.