Evento debate sobre exploração sexual de crianças e adolescentes em Irati

Na ocasião, Prefeitura fez a entrega do Plano da Primeira Infância

Jaqueline Lopes

Na noite de sexta-feira (20), a Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Assistência Social, fez a entrega do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), em um evento que reuniu cerca de 1000 pessoas, e teve como objetivo sensibilizar, informar, mobilizar e convidar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente.
O Plano Municipal da Primeira Infância foi desenvolvido por representantes de organizações governamentais e não-governamentais que compõe a rede de proteção à criança e ao adolescente, com políticas públicas de todas as áreas com metas para os próximos 10 anos. A secretária de Assistência Social, Sibyl Dietrich, explica que o plano teve várias fases para chegar a finalização, e contém todos os dados relacionados a primeira infância, como estão as ações dentro das áreas de educação, saúde, lazer, e a partir disso, foram ouvidas crianças e famílias, professores, e levantaram metas para os próximos 10 anos, em vários aspectos.
Ainda, a secretária informa que em 2021 cerca de 50 crianças foram atendidas com algum tipo de direito violado, a maior parte por negligencia e violência física, mas há casos de violência sexual. Neste início de ano, já foram notificados 22 casos de violação de direitos. “É importante fazer essa mobilização e atingir uma maior diversidade de pessoas para que a gente possa ter cada vez mais denúncias e possa fazer esse trabalho preventivo e de combate à violência”, observa Sibyl.
O evento serviu para mostrar à população a importância de todos se unirem para cuidar das crianças e adolescentes de Irati. “Com esse plano vamos tomar mais ações dentro do município, das Secretarias, órgãos competentes que cuidam deles, medidas necessárias, no combate ao abuso sexual. São ações que vamos tomar para cuidar das famílias, desde o início das crianças para que tenham uma vida tranquila dando todo auxílio e preservando os direitos que eles têm”, disse o prefeito de Irati, Jorge Derbli.
Para a deputada federal Leandre Dal Ponte, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista da 1ª Infância da Câmara Federal, o plano já era um compromisso de campanha da gestão municipal que agora se cumpre, além de ser inédita a mobilização para cuidar das crianças e adolescentes. “Tem que ter a determinação e responsabilidade de cada um de nós, como sociedade, porque só o poder público tem uma capacidade limitada, mas se todos nós nos unirmos, vamos longe. É um documento norteador, mas daqui pra frente, para que as coisas mudem, é preciso mudar como ser humano”, comenta a parlamenta.
Este plano servirá para dar direcionamento nas políticas realizadas com as crianças e adolescentes. “O plano foi uma promessa nossa de campanha porque as crianças têm que ser prioridade na vida de um município e são o nosso futuro. Desde a campanha já vínhamos trabalhando no sentido de produzir políticas para proteger as crianças”, destaca a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydizik.
Além do discurso das autoridades e entrega do PMPI, o evento teve a participação de Florence Bauer, representante do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) do Brasil. E uma palestra Show Faça Bonito com Vilson Cerotti, que já esteve em mais de 1000 cidades pelo país.