Eventos visam promover o fortalecimento da Rede de Assistência Social da região

Atividades possibilitam a articulação entre os municípios e aprimoramentos dos serviços prestados nos CRAS, CREAS, Casas Lares, Programa Família Acolhedora, entre outros

Amanda Borges

Cada vez mais Irati e os municípios próximos têm tido contato com iniciativas que promovem o fortalecimento da Política da Assistência Social. A nível regional, isso significa que os municípios têm a possibilidade de articular entre si atividades que têm como função o aprimoramento dos serviços prestados nos CRAS, CREAS, Casas Lares, Programa Família Acolhedora, entre outras iniciativas e órgãos socioassistenciais.
Como exemplo dessas atividades, entre os dias 25 e 28 de janeiro, em Guamiranga, ocorreu a Capacitação do Serviço de Acolhimento Familiar. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamiranga que convidou todas as equipes da Assistência Social da região.
Mayara de Fátima Fila, organizadora da capacitação e Secretária Municipal de Assistência Social de Guamiranga, compreende que “a ideia de convidar os municípios vizinhos para participar junto da nossa equipe surgiu no sentido de compartilhamento de experiências”. Ainda, ela explica que o serviço do Família Acolhedora é muito recente na região e que, por conta disso, muitas questões práticas e teóricas surgirão e precisam ser esclarecidas. “Quanto mais pessoas participam destes momentos de formação, mais o serviço se propaga e conseguimos atuar dentro da defesa e garantia de direitos, conforme prevê nossa política de atuação”, completa.

“Quanto mais pessoas participam destes momentos de formação, mais o serviço se propaga e conseguimos atuar dentro da defesa e garantia de direitos, conforme prevê nossa política de atuação” -Mayara de Fátima Fila,

“Esse foi um dos vários momentos em que houve a integração da política de assistência social entre os municípios da região e, assim, discutir, analisar e organizar os serviços prestados”, afirma a gestora municipal de Assistência Social e Habitação de Inácio Martins e representante do COGEMA, Cleusy de Fátima Nascimento, que participou do evento. A gestora diz que o momento foi importante para fomentar a discussão a partir de um olhar crítico de como está sendo a prestação de serviço das equipes municipais.
Cleusy também concorda que a troca de experiências e aprimoramento técnico implicam diretamente na qualidade do atendimento ofertado pelas cidades, correspondendo ao exato objetivo do fortalecimento da rede dos serviços de Assistência Social.
Junior Benato, presidente da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (AMCESPAR), está de acordo e ressalta que os eventos são de extremo benefício para a região. “São encontros como este, já proporcionados por outros municípios de nossa região em momentos anteriores, que demonstram a interação das equipes da Política de Assistência Socialde nossa região. E só vem fortalecer a importância do diálogo e o aprimoramento dos serviços prestados pelos municípios através das capacitações”, destaca Junior.

FAMÍLIA ACOLHEDORA

O projeto Família Acolhedora vem sendo desenvolvido na região e tem como objetivo o amparo de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos. Ao serem afastados de seus pais ou parentes biológicos, são acolhidos temporariamente na casa de uma família voluntária enquanto aguardam uma possível adoção.
Guamiranga está iniciando os trabalhos no programa agora e, está com inscrições abertas para as famílias que desejam se voluntariar. Interessados (as) devem entrar em contato pelo número (42) 92000-6801.