Exploração comercial da Flona é pauta de reunião entre Amcespar, prefeitura, empresários e Governo Federal

Região busca prioridade nos serviços do plano de concessão da Floresta Nacional de Irati

Amanda Borges, com informações da Assessoria da Prefeitura de Irati

Na quarta-feira (12), na prefeitura de Irati, ocorreu uma reunião que teve como pauta o processo de concessão da Floresta Nacional de Irati (Flona). O objetivo da conversa foi solicitar ao governo federal a priorização da região nas atividades de exploração comercial da área.

Para a negociação, estiveram presentes o Prefeito de Irati, Jorge Derbl; a Vice-prefeita Ieda Waydzik; o prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Junior Benato; os empresários madeireiros, Mauricio Cavassin e Dalmir Gatterman; e o assessor parlamentar, Dagoberto Waydzik, representando a deputada federal, Leandre Dal Ponte.

Todos os assuntos tratados na reunião deverão ser repassados à Deputada Leandre por meio de Dagoberto, para que, após, os dois encaminhem às reivindicações diretamente aos representantes do Ministério da Agricultura.

A Flona faz parte de uma experiência inédita do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal, com o objetivo de promover a concessão florestal com espécies de cultivo comercial e em larga escala, como Pinnus, por exemplo. Além de praticar o manejo florestal sustentável, promover pesquisas, educação ambiental e turismo, a concessão permitirá a extração de espécies exóticas para dar mais espaço às espécies nativas da Mata Atlântica.

Tendo em vista a importância do órgão e a possibilidade de abertura de um promissor mercado, os prefeitos dos municípios membros da Amcespar desejam promover o incentivo a criação de emprego e renda para os trabalhadores e empresários da região.