Feira do Produtor Iratiense é inaugurada nesta quinta-feira (11)

A feira do Produtor funcionava há mais de 20 anos no mesmo local. O novo prédio é mais amplo e trará melhor qualidade para produtores e consumidores.

Na quinta-feira (11), inaugurou o novo prédio da Feira do Produtor Iratiense. O espaço, localizado na Rua 15 de Julho, ao lado do antigo prédio, tem 1.038 metros quadrados e, inicialmente, conta com 20 bancas, seis cozinhas e cinco entradas. Foram investidos R$ 180 mil com recurso livre e R$ 360 mil de emenda da Deputada Federal, Leandre Dal Ponte (PV).

 “Acredito que é um sonho possível e que não leva muito tempo para ser realizado”, Leandre Dal Ponte

A primeira etapa foi a montagem do barracão com auxilio próprio da Prefeitura, seguindo da construção da parte interna, com a verba da deputada, além do projeto que teve a participação do Governo do Estado para a compra de equipamentos. O próximo momento é investir na fachada, praça de alimentação e no estacionamento que será no antigo prédio.

Abertura simbólica da feira do produtor. Foto: Diogo Bataglin

A ideia é que proporcione mais conforto para os produtores e consumidores. O novo espaço é mais amplo e tem infraestrutura adequada. “Motivação para que os nossos agricultores aumentem a produção e melhorem a qualidade”, avalia o secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski.

A expectativa é de que a nova construção também ajude nas vendas, e melhore a comercialização. O Presidente da Feira, Irineu Lukavey, acredita que ajudará tanto feirantes quanto consumidores e, para ele “o espaço vai ficar bem amplo e não vai ter tumulto”, afirma. Além da parte interna que será destinada a agricultores, a parte externa é para quem faz a comercialização dentro do município, do desenvolvimento econômico.

Criação de um mini mercado municipal

O prédio foi inaugurado há pouco, mas a expectativa para o local é grande. Além dos próximos passos, que são a construção do estacionamento, fachada e a parte externa para comerciantes, já se estuda a possibilidade de tornar o local um mini mercado municipal, com maior variedade. Existe um pré-projeto da fachada de mais ou menos 200m² na entrada principal. “A ideia é que a feira funcione, em breve, como um mini mercado municipal, tendo uma variedade de produtos ainda maior que a atual, onde o consumidor possa encontrar tudo o que deseja”, explica o Prefeito Jorge Derbli. Além disso, ele acredita que logo o local vai funcionar para além das compras, com uma praça de alimentação para consumo no local.

Com o prédio pronto, não levaria muito tempo para conseguir transformar a feira em um mercado municipal. A estrutura do local foi feita para abrigar mais do que os produtores que estão hoje. “Com certeza nós seremos parceiros da administração municipal para complementar o espaço daqui e transformar em um lugar que possa abrir todos os dias, gerando emprego e renda e trazer desenvolvimento para a cidade”, alega a Deputada Federal Leandre Dal Ponte (PV).

O local, que já contempla a agricultura familiar, pode fomentar também o turismo da região, principalmente pela localidade ter fortes ligações com imigrantes, podendo-se explorar a culinária local e as tradições culturais através de comidas típicas. A região tem vários imigrantes e descentes poloneses, ucranianos e italianos, e a partir disso a ideia é que essas pessoas possam ter espaço para conservar a memória e o patrimônio histórico de imigrantes do município.

Prefeito Derbli faz um convida a população para prestigiar o local:

  “Faço um pedido as pessoas: venham até a feira de Irati, conhecer o novo espaço. Venham prestigiar o pequeno agricultor, os feirantes que trabalhar no dia a dia produzindo o alimento saudável, fresco, orgânico para você colocar na sua mesa. Você vai estar ajudando a cidade, gerando emprego, gerando renda, vindo comprar aqui”.