Fenafep, em Prudentópolis, acontece de 09 a 11 de agosto

Além da maior feijoada, Fenafep terá shows com Zezé Di Camargo e Luciano, Jerry Smith e atrações diversas

Nos dias 09, 10 e 11 de agosto de 2019, Prudentópolis realiza a sua 10ª edição da Festa Nacional do Feijão Preto (Fenafep), no Centro de Eventos ‘Terra das Cachoeiras’, BR-373, km 262. Com a expectativa de receber mais de 60 mil visitantes dispostos a provar a maior feijoada do mundo, a Fenafep também é uma oportunidade para os turistas conhecerem os encantos que a cidade oferece: cachoeiras gigantes, faxinais, povo acolhedor e uma vasta cultura ucraniana mantida por meio de gerações. O lançamento oficial da festa aconteceu na noite de quinta-feira (11).

Fenafep deve receber cerca de 60 mil pessoas em sua 10ª ediçao/ Foto: Assessoria 

 

Prudentópolis é o maior produtor de feijão preto do Brasil e o quinto destino turístico mais escolhido do Paraná. “Nossa festa é de grande importância, não só para valorizar nosso pequeno produtor, mas também porque abriu as portas para o município na questão do turismo. A Fenafep atrai muita gente de outros estados também e, quem vem à festa, sabe dos nossos atrativos turísticos e, com certeza, vai às nossas igrejas e cachoeiras”, destaca o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski.

Ele, que participa da organização da festa desde a sua primeira edição, comenta que o município encontrou sua vocação neste ramo ao escolher o produto certo e representativo. “A Fenafep nasceu para homenagear nossos produtores rurais. O município tentou emplacar algumas festas antes e, quando assumi como vice-prefeito e secretário de Agricultura, nossa equipe pensou na questão da produção de feijão. Com tudo isso, conseguimos ter sucesso desde seu lançamento”.

MAIOR FEIJOADA

A grande atração da Fenafep é sua feijoada, sendo apontada pelo livro dos recordes – o Guinness Book, como a maior feijoada do mundo. O prato é preparado em uma panela de 12 toneladas, o qual é utilizado mais de meia tonelada de feijão, mil litros de água e 800 quilos de ingredientes como o lombinho, a costelinha defumada e a linguiça. A particularidade de seu preparo está na movimentação dos ingredientes dentro da panela, que é realizada com uma pá adaptada a uma escavadeira hidráulica. O preparo da feijoada já se tornou um grande acontecimento na região, atraindo meios de comunicação que pautaram o evento, dando visibilidade nacional à Fenafep.

Tião Fassolha (fassolha=feijão em ucraniano) novo mascote da Fenafep/Foto: Assessoria

SHOWS

Além da feijoada, a Fenafep é conhecida por trazer grandes shows nacionais ao público. Neste ano, quem sobe ao palco na sexta-feira (09), primeiro dia de festa, é o jovem cantor de funk, Jerry Smith, que tem grandes sucessos emplacados, como ‘Quem tem o dom’, ‘Casalzin’ e ‘O pai ta livre’.

No sábado (10), a noite será sertaneja na Fenafep. Uma das duplas mais famosas do Brasil, Zezé Di Camargo e Luciano, fará um show com os seus maiores sucessos dos quase 30 anos de carreira. A dupla tem uma média de 130 shows por ano e a marca de mais de um milhão de cópias por CD lançado.

Os ingressos para os shows podem ser adquiridos no site www.aloingressos.com.br, ou nos pontos de venda em Prudentópolis: Farmácia Alvorecer, Robson Bebidas, Farmácia Farmassim, Poupa Lar. Em Ivaí: Manfron Center. Os valores variam de R$ 60 a R$ 120.

MAIS ATRAÇÕES

Alem dos atrativos descritos, a Fenafep também contará com a exposição de máquinas agrícolas, atrações culturais, feira gastronômica, Super Copa de Integração Velocross, Encontro Off-Road, palestras técnicas e concurso da Rainha da festa. Nos três dias, o público também poderá prestigiar a exposição de Pêssankas Gigantes, que ficaram famosas neste ano, no período da Páscoa, na praça da Igreja Matriz São João Batista.