Fernandes Pinheiro atinge 98% da população acima de 18 anos vacinada

Município aguarda Sesa para iniciar a imunização nos adolescentes de 12 a 17 anos

O município de Fernandes Pinheiro atingiu mais de 98% da população acima de 18 anos vacinada contra a Covid-19, com a primeira dose. Ainda restam algumas pessoas a receberem o imunizante, mas a Secretaria Municipal de Saúde já aguarda para iniciar a vacinação nos adolescentes.

De acordo com o último boletim divulgado, já são 4.509 pessoas vacinadas contra a doença com a dose 1 do imunizante. Os cidadãos que ainda não receberam a primeira dose podem procurar as unidades de saúde, pois a Secretaria tem imunizantes suficientes para essas situações.

A partir de agora, o município não receberá vacina para a primeira dose, por isso, faz a repescagem nesta semana, e dá a chance das pessoas tomarem a vacina e o município atingir a totalidade da faixa etária e, assim, seguir as etapas seguintes, conforme orientado da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)

Após completar o calendário, todos os municípios do Paraná irão começar a vacinação nos adolescentes, de 12 a 17 anos. No início, serão para aqueles com deficiência permanente, comorbidade, privados de liberdade, gestantes, puérperas e as lactantes. As doses ainda não chegaram aos municípios, e será da Pfizer.

Em Fernandes Pinheiro, é necessário fazer o cadastro para que a Secretaria possa determinar a quantidade de doses estimadas. Também, é preciso a autorização dos pais ou responsáveis. Com isso, é possível organizar a logística para campanha de vacinação. O cadastro pode ser feito no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcrtmcA5N9z2mOmZ_MzUnXwaeu74fEGb2GXBa45nulx86n6Q/viewform

Assim como para a faixa etária adulta, este público também receberá a vacina na Unidade de Saúde da Sede e do Angaí. Desta forma, é possível otimizar e adequar as equipes para retornarem as atividades eletivas, sem que haja prejuízo aos usuários que busquem as unidades de saúde.

A secretária de Saúde, Emanuelle de Matos, enfatiza que as pessoas busquem a segunda dose e fiquem atentas as datas de aplicação nas redes sociais da Prefeitura. Também, que mantenham os cuidados. “Nosso município possui um número alto de casos de variante delta já confirmados e, diante da alta transmissibilidade da variante, precisamos nos manter vigilantes e colaborar para que não haja uma nova onda e aumento de casos, por isso, continuem os cuidados e medidas preventivas”.

O município registra, até o momento, 828 casos, com 794 recuperados, 21 pessoas com o vírus ativo e oito em investigação. Ainda, 13 pessoas perderam a vida para o vírus em Fernandes Pinheiro.