Fernandes Pinheiro conquista 1º lugar no Índice de Fluência Leitora

Pela segunda vez consecutiva, o município atinge nota acima da média entre os municípios do Núcleo Regional de Educação

Karina Ludvichak

Cada vez mais em destaque, a Educação de Fernandes Pinheiro alcançou mais uma conquista e, pela segunda vez consecutiva, atingiu o primeiro lugar no Índice de Fluência Leitora (IFL) entre os municípios do Núcleo Regional de Educação de Irati.


No final de 2023, o município atingiu médio 8,0 na avaliação e manteve a posição do 1º lugar com média 6,4 no início deste ano.


A avaliação de Fluência Leitora é organizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com os governos estaduais do país, no qual participam alunos do 2º ano do ensino fundamental.
Iniciado em 2019, a parceria foi suspensa durante a pandemia da Covid-19, retornando em 2023.


De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Izabel Jorge, a avaliação é feita através de um aplicativo desenvolvido para o projeto, no qual “a criança tem que ler palavras, pseudopalavras e textos. E a partir do desenvolvimento da leitura desse aluno, é avaliado se ele é pré-leitor. O pré-leitor se subdivide em três níveis: pré-leitor, iniciante ou fluente”, explica.


“Para o aluno ser considerado fluente, ele tem que ler mais de 65 palavras do texto em um minuto. Cada item avaliado, palavras, pseudopalavras e texto, o aluno tem um minuto para ler”, destaca Izabel.


O programa foi aderido no Paraná por conta da meta do Plano Nacional de Educação, a meta 5, “que diz que todas as crianças precisam estar alfabetizadas ao final do 2º ano ou no máximo do 3º ano do ensino fundamental”, disse a coordenadora.


No ano de 2023, a Universidade Federal de Juiz de Fora fez três avaliações, a avaliação de entrada, uma avaliação em junho e no final do ano a avaliação de saída. “Em 2023, nosso município terminou o ano em primeiro lugar na de saída. E nessa de entrada de 2024 nós conseguimos manter o primeiro lugar”, conta Izabel, esclarecendo que esse é o resultado de uma série de ações promovidas no município com o intuito de alfabetizar as crianças dentro do período considerado ideal.


De acordo com Izabel, este ano, todos os colégios do município apresentaram uma avaliação de entrada superior ao do ano de 2023. “Isso se deve a ações que foram feitas, um trabalho voltado para a alfabetização e letramento e que trouxe esses resultados positivos nesta primeira avaliação”.


A coordenadora destaca que a Escola Municipal Presidente Costa e Silva, do Assunguí, nesta avaliação de entrada contou com 75% dos alunos já fluentes e 25% dos alunos no nível iniciante, o que significa que a escola não tem nenhum aluno no primeiro nível, no pré-leitor.

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