Fernandes Pinheiro promove ações de combate ao abuso e exploração infantil

Durante maio, ações aconteceram nas escolas do município, mas temática é trabalhada durante todo o ano

Daniela Valenga

Durante maio, mês que lembra o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, equipes que compõem a rede de enfrentamento às violências de Fernandes Pinheiro realizaram ações nas escolas municipais. O tema é trabalhado durante todo o ano no município, mas durante o maio laranja, o foco principal das ações envolveram professores e alunos.
Entre os dias 09 e 30 de maio, foram realizadas ações pelas equipes da rede de enfrentamento às violências com professores e funcionários das escolas municipais que promoveram reflexões sobre o combate à exploração e abuso sexual infantil.
“Foram realizadas orientações com os professores e funcionários a respeito do tema, através da sugestão de materiais, exposição do fluxograma de denúncia, entre outros”, cita a Secretária Municipal de Assistência Social, Elisangela Do Carmo Pires.
Também foram realizadas contação de histórias alusivas ao tema para os estudantes, através do ônibus biblioteca itinerante, realizada pela equipe da Secretaria de Educação. No dia 30 de maio, foi apresentado o teatro “Flavinha e Xodó Que segredo é esse?”. As ações artísticas possibilitam trabalhar o tema de uma forma desconstruída com as crianças e adolescentes.
“As intervenções têm o objetivo de incentivar discussões sobre as formas em que a violência se manifesta, seus sinais, como identificar e quais encaminhamentos necessários”, explica a secretária.
Em outros momentos ao longo do ano, o tema também é trabalhado pelo município. As equipes técnicas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) aborda o tema em grupos como Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).