Fernandes Pinheiro realiza campanha sobre o mês da alimentação escolar
Karina Ludvichak
Na segunda-feira (3), a Secretaria de Saúde em parceria com as escolas municipais de Fernandes Pinheiro, deu início as ações da campanha “Mês da alimentação escolar”, que tem como objetivo ensinar aos alunos a importância de hábitos alimentares mais saudáveis. O projeto surgiu através de uma parceria entre todas as prefeituras da macrorregião.
Durante todo o mês serão incluídas no cardápio das escolas municipais preparações temáticas que remetem a culturas alimentares. Além de ensinar os alunos acerca da alimentação saudável para uma melhor qualidade de vida, o intuito é também apresentar a eles comidas típicas de outras regiões e a respectiva cultura daquele alimento.
Segundo Mauricila de Campos França, nutricionista responsável pelo projeto, a equipe escolheu o mês de outubro para realizar a campanha, pois datas significativas são comemoradas neste mês, como o Dia Mundial da Alimentação (16), o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas (21), o Dia do Professor (15), Dia das Crianças (12) e Dia da Merendeira (30).
“Sabemos que a criança é constantemente influenciada a adquirir hábitos inadequados, como por exemplo, o alto consumo de doces, refrigerantes, salgadinhos de pacote, entre outros. Então, por isso, nosso objetivo principal é trabalhar a importância da alimentação saudável, para que haja esse desenvolvimento de hábitos saudáveis”, comenta a nutricionista sobre a importância do projeto.
CRONOGRAMA
Na primeira semana, cada escola levou uma família da comunidade que tem uma cultura alimentar diferente no município para falar de seus costumes e servir um prato típico aos alunos. A atividade teve início na segunda-feira (3) e se encerra na sexta-feira (7). A escola Bituva dos Machados recebeu uma família gaúcha, que trouxe em seu cardápio arroz carreteiro, e comentou sobre as diferenças na nomenclatura na alimentação típica gaúcha e paranaense.
A escola Floresval recebeu uma família ucraniana, que trouxe o Pierogi como prato típico da cultura. O Centro Municipal de Educação Infantil Tia Aurora contou com a presença de italianos vestidos com roupas tradicionais da cultura, que serviram polenta tombada. A escola Genny Assungui também recebeu uma família italiana, que serviram aos alunos grostoli. E o colégio Costa e Silva Assungui realizou uma atividade com os alunos onde eles aprenderam a usar o pilão, fazendo paçoca de carne e amendoim.
Durante as ações, foi exposto um mural falando sobre a alimentação na região abordada. E, em todas as atividades realizadas ao longo do mês serão distribuídos kits de talheres para alimentação escolar contendo garfo, faca e colher adequados para alimentação infantil.
Entre os dias 10 e 11 será realizada uma atividade especial com os professores, onde acontece um momento de “café com ciência”, com a nutricionista Mauricila abordando sobre a sensorialidade na alimentação. De 17 à 20 de outubro, será feita uma avaliação antropométrica dos alunos da rede municipal, com aferição de peso e altura. O momento conta com a participação de uma nutricionista e uma educadora física.
De 24 à 28, será promovido um momento especial com a merendeiras, onde irão fazer uma visita a uma unidade de preparo de alimentação escolar de grande escala. Serão entregues aos pais folders abordando a importância de incentivar as crianças a consumirem os alimentos servidos na escola. E para o encerramento do evento, as educadoras do CMEI irão elaborar o mural da carinha feliz e triste, com colagem de alimentos saudáveis e não saudáveis.