Festa do Pinhão agita fim de semana na região

Programação tem Olimpíada do Agricultor, pratos típicos, shows e Festival de Música

Neste fim de semana, entre os dias 28 e 30 de junho, acontece a 13ª edição da Festa do Pinhão em Inácio Martins. O público pode esperar muitas atrações e comidas típicas a base da semente que é marca do nosso Estado. Nestes últimos dias, o Parque de Eventos Paulo Dallegrave, local da festa, recebeu os ajustes finais para acolher os visitantes.

Tempo ensolarado com aquele friozinho do município mais alto do Paraná – clima perfeito para a realização da Festa do Pinhão. Inácio Martins, mais uma vez, está preparando uma grande festa para surpreender o público.

“Nossa estrutura, escolhemos, realmente, aquela que seja aconchegante para que o nosso povo e os visitantes se sintam acolhidos pelo município de Inácio Martins. Com isso, a festa se torna uma referência na região porque nós temos pinhão, temos araucária e uma floresta bem preservada”, afirma o prefeito Junior Benato.

No Parque foram realizados os serviços de melhorias com grande intensidade nestes últimos dias. A organização preparou uma área de estacionamento e espaços delimitados para circulação de pedestres e veículos.

SEXTA (28)

A primeira atividade na Festa do Pinhão é a Escolha da Rainha e Princesas, na sexta-feira (28), com a participação de seis candidatas. Esta escolha será aberta ao público no palco principal para que todos possam apreciar a beleza da mulher martinense, representantes da festa. A noite encerra com show da dupla sertaneja, Giba e Nando.

SÁBADO (29)

Às 9h inicia a Olimpíada do Agricultor, que é um evento diferenciado das festas da região. “Temos o envolvimento dos nossos agricultores de 23 comunidades com a Olimpíada. Durante o dia, prosseguem as provas de pelotaço, corrida do ovo na colher, arremesso do ovo, paleta, caxola, corte do tronco, debulha do milho e a pinha com o maior número de pinhões, por exemplo”, explica Benato, que o agricultor traz esta prática para a Festa porque é um resgate histórico da sua comunidade.

Ainda, o visitante poderá provar de alguns pratos típicos a base de pinhão na tenda do restaurante que estará servindo as refeições no almoço e jantar.

No período da noite, acontece uma das atrações mais aguardadas da Festa, que é o Festival de Música Tradicionalista Sapecanção com 30 apresentações de músicos locais e regionais. “Neste ano, vamos fazer uma edição só. Antes, separávamos os números locais dos regionais. Agora, as apresentações serão juntas. Vem gente da Lapa, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina, Irati, Rebouças, Mallet, enfim, de todas as regiões do nosso Estado”, conta o prefeito. Depois do Festival, o sábado encerra com o Baile do Pinhão com o Grupo Som do Sul, no pavilhão da Igreja Matriz.

DOMINGO (30)

O domingo começa com a Santa Missa em ação de graças, às 9h. Ainda, no período da manhã, prosseguem as provas da Olimpíada do Agricultor, que vão até o fim da tarde com a premição. Junto com o tradicional almoço, acontece o Cerimonial com Autoridades. Finalizando a 13ª Festa do Pinhão deste ano, tem jantar e show com a dupla Conrado e Aleksandro.