Festividades Natalinas impulsionam economia de Teixeira Soares

Comemorações de Natal do município se encerram esta semanae tem repercussão positiva entre público e comerciantes

Amanda Borges

Desde o dia 26 de novembro, a população de Teixeira Soares pôde prestigiar uma rica programação em comemoração ao Natal. As festividadesse encerram nesta semana e tiveram como objetivo proporcionar cultura, alegria e fomentar o “espírito natalino” entre os teixarasoareses. As atividades contemplaram artistas e comerciantes de todos os ramos, buscando impulsionar a economia local.
As comemorações puderam ocorrer mais tranquilamente esse ano, por conta do afrouxamento nas medidas de contenção da pandemia e, principalmente, o avanço na vacinação. Sob a perspectiva da Vice-Prefeita do município, Juliana Belinoski, as comemorações foram muito benéficas para a cidade. “Essa magia do natal nos refortalece na fé e na esperança. Este ano, devido à pandemia estar sob controle, as festividades estão sendo muito especiais porque marcam o reencontro e alegria das famílias, dos amigos nas praças e espaços públicos”.
Contudo, a prefeitura do município entende que ainda é necessário manter alguns cuidados de prevenção à COVID-19. Ricardo Alexandre Basso, diretor de Cultura,Turismoe Patrimônio Histórico de Teixeira, conta que a segurança dos visitantes e comerciantes foi prioridade no momento da organização das atividades, optando por locais abertos e com boa ventilação para realização.
Além disso, a feira teve exposição de artesanatos e feira gastronômica. Para seleção das instituições responsáveis por esses stands, o Diretor conta que, em reunião com as Associação Comercial da cidade, eles decidiram “priorizar as nossas entidades filantrópicas, como a APAE, o asilo, o hospital. A gente queria que eles tomassem espaço da feirinha, para que conseguissem fazer a arrecadação de valores, porque eles sempre precisam”, explica Basso.
Entre as iniciativas, um dos destaques é a Feirinha do Noel.A ideia partiu da prefeitura municipal e reúne artesãos, cantores e comerciantes, dos ramos mais variados, para apresentar seu trabalho ao povo de Teixeira.O comerciante Paulo César Gonçalves,dono de uma pizzaria, compartilha que para o seu comércio a iniciativa foi muito proveitosa. “Estamos muito felizes em participar da ferinha, pois a cidade está toda iluminada para o Natal e, apesar deste momento de pandemia, todos estão aproveitando para sair e curtir”, conta Gonçalves.
Além de Paulo César, Thiago Aislan, que tem um espaço gastronômico, também ficou contente com a realização da feirinha. “Por ser o primeiro ano, sentimos que podemos melhorarem algumas questões, mas no geral foi muito positivo, sim. Torcemos para que isso se torne tradição em nossa cidade, que mais comerciantes e uma maior parte da população participe ano que vem”, comenta o proprietário Aislan.