Governo do Estado entrega 23 novos veículos para o setor de saúde e anuncia mais recursos para Irati e região

Cerimônia ocorreu na manhã de sexta (28) e contou com a presença do Secretário de Saúde Beto Preto, o Deputado e Secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex e o Deputado Artagão Junior

Amanda Borges, com reportagem de Jaqueline Lopes

Na manhã de sexta-feira (28), o Governo do Estado realizou a entrega de 23 novos carros para integrar a frota de veículos oficiais da saúde de Irati e municípios vizinhos. Os veículos são todos novos e serão divididos entre as cidades da região. Além disso, os representantes estaduais Beto Preto (Secretário de Saúde) e Sandro Alex (Deputado e Secretário de Infraestrutura e Logística) anunciaram a vinda de mais recursos para a saúde da região.

O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, esteve presente no evento e diz que os veículos foram entregues “para que todos os cidadãos que precisem do atendimento, possam ser atendidos da melhor forma possível, de maneira integral: desde a primeira consulta em uma unidade básica de saúde, até o procedimento mais especializado”.

Além de Beto, o Deputado e Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também marcou presença e comemorou a conquista. “São veículos que vão atender o idoso que precisa que a equipe médica se desloque até a casa dele, uma criança, uma pessoa com comorbidade que foi atingida pelo vírus, ou com uma deficiência, e essas equipes vão poder dar atendimento”, celebra.

O Deputado Artagão Junior, esteve presente e diz que “o nosso compromisso enquanto lideranças é trabalhar pelas regiões, pelas cidades, é isso que a gente tem feito aqui. E hoje, mais uma vez estivemos, aqui entregando carros da saúde e anunciando investimentos no setor primário de saúde, são quase R$ 12 milhões de investimentos”.

Dos 23 veículos entregues, quatro deles serão direcionados para o atendimento da população de Irati, exclusivamente. O Prefeito do município, Jorge Derbli, afirma que os veículos “vão trazer muitos benefícios, principalmente para as pessoas que tem dificuldade em se locomover até um posto de saúde”. Ainda, Derbli pontua que a iniciativa colaborará para o atendimento como um todo da saúde dos iratienses, atendendo a quatro bairros diferentes. “Esses veículos vão ficar à disposição nos postos de saúde da Lagoa, Vila São João, Engenheiro Gutierrez e Ildefonso Zanetti”. O prefeito agradeceu ao Secretário Beto Preto e ao Governador Ratinho Junior. “É o governo do Estado presente em Irati em uma sintonia perfeita”.

Muito além de Irati, a conquista foi um ganho para todos os municípios da região. Imbituva, por exemplo, será contemplada com quatros novos veículos graças a aquisição.  “Os carros, doados pelo Governo do Estado, através do Governador Ratinho Junior, são de uma importância fundamental para que Imbituva tenha uma melhora no atendimento à população”, afirma o Prefeito do município, Celso Kubaski.

Rio Azul receberá três carros, conforme conta o Prefeito do município, Leandro Jasinski. “Com eles nós vamos poder dar um melhor atendimento para a nossa população, uma melhor estrutura para os nossos profissionais de saúde “, afirma. Ele também reforçou o agradecimento as autoridades estaduais, “nós temos um grande investimento na saúde e cada vez mais melhorando, e o Governo do Estado colaborando é um incentivo ainda maior para a gente continuar levando um atendimento melhor para toda a população”.

Junior Benato, prefeito de Inácio Martins e Presidente da Amcespar, comemora o recebimento de dois veículos para o atendimento do município. “Os motoristas agora terão um instrumento novo para a qualidade e a segurança na condução, e os pacientes também terão o conforto de um veículo novo”.

Assim como em Inácio Martins, para Teixeira Soares foram reservados dois automóveis. “Esses carros vão atender as demandas dos postos de saúde de Guaraúna e Rio de Areia de Cima. Eles farão o atendimento a domicílio daquelas pessoas que realmente precisam do transporte”, conta a Prefeita em exercício, Juliana Belinoski.

MAIS RECURSOS

Durante a cerimônia, os representantes do Governo do Estado prometeram mais recursos para a saúde da região de Irati. De acordo com o Secretário Beto Preto, o setor oncológico será prioridade no direcionamento de verbas estaduais. Com relação a ampliação do Hospital Erasto Gaertner de Irati, o secretário explica que existem barreiras de legislação que estão atrasando a obra.  

Ainda, o governo tem como principal objetivo reduzir as filas de espera nos atendimentos para tratamento de cancerologia. “É muita fila para quem espera uma cirurgia de câncer de mama, ou até mesmo a biópsia de um nódulo de mama. Em torno de 90 à 120 dias, e isso precisa ocorrer o mais rápido possível. A nossa luta é essa!”, conta Beto.

Além disso, o secretário conta que o governo pretende ampliar os espaços para o atendimento de saúde de todo o estado, através de centros de especialidades. Irati será contemplado com a primeira obra do projeto e receberá um investimento de R$ 12 milhões para sua construção, que deverá iniciar em breve.