Sesa autoriza início da vacinação dos profissionais de Assistência Social

Na região, 388 trabalhadores do SUAS serão imunizados contra a Covid-19

A mobilização feita pelos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em toda região da Amcespar, para que sejam vacinados neste momento contra a Covid-19, teve resultado positivo do estado, e os municípios darão início a vacinação do grupo, em todo o Paraná, já na próxima semana.

No documento, enviado às 22 regionais do estado, assinado pela Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, orienta que deem “início da vacinação deste grupo juntamente com os trabalhadores da educação”.

A mobilização que aconteceu em Irati e região, em que os trabalhadores suspenderam as atividades por três dias, saíram às ruas e reivindicaram a vacina, além do ofício enviado ao Governo com o apoio dos prefeitos e outros políticos, foi assertiva para acontecer a liberação.

O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, esteve à frente da mobilização e junto do COGEMAS e do Escritório Regional de Irati/SEJUF enviaram um ofício ao estado. Também, na reunião de quinta-feira (27), feita pela Associação, conversou com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. “Fizemos o pedido especial diretamente com o secretário, através da reunião da Amcespar com os prefeitos,  para que ele olhasse essa situação. E agora, a gente tem essa grata satisfação de receber este comunicado que foi autorizada a vacinação destes profissionais”, comenta Benato.  

Para a representante Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS), e secretária de Assistência Social em Inácio Martins, Cleusy Nascimento, as reivindicações deram certo. “Recebemos este documento no final da tarde e estamos emocionados. A mobilização, a representatividade do Junior Benato deu resultado. A vacina para os trabalhadores da Assistência Social do Paraná chegou. O SUAS é linha de frente, sempre esteve, nada mais justo conseguir este direito”, destaca.

Nos municípios da região, a vacinação dos 388 profissionais do SUAS começa na segunda-feira (31).  

Para a imunização, será necessário um documento ou declaração que comprove a vinculação ativa do profissional com o local de atuação relacionada com a assistência social.