Grupo de humanização de Teixeira Soares promove ação sobre a saúde mental

Na última sexta-feira (18), aconteceu a palestra É preciso saber viver, promovida pelo grupo de humanização da Associação de Amigos do Hospital de Teixeira Soares (AAHTS). O evento reuniu em torno de 70 profissionais da saúde do município e da região. A palestra foi realizada pela enfermeira, Carolina Bocchi Maia, que abordou assuntos sobre humanização, motivação e ética, falando sobre a importância de cuidar da saúde mental, alusivo ao janeiro branco.

Palestra sobre a saúde mental reuniu em torno de 70 profissionais da saúde de Teixeira Soares e região

Na última sexta-feira (18), aconteceu a palestra É preciso saber viver, promovida pelo grupo de humanização da Associação de Amigos do Hospital de Teixeira Soares (AAHTS). O evento reuniu em torno de 70 profissionais da saúde do município e da região. A palestra foi realizada pela enfermeira, Carolina Bocchi Maia, que abordou assuntos sobre humanização, motivação e ética, falando sobre a importância de cuidar da saúde mental, alusivo ao janeiro branco. Também foi abordada a Política Nacional de Humanização, enfatizando a importância do tripé, pacientes/familiares, funcionários/colaboradores e gestão com o apoio e incentivo.

A coordenadora do grupo de humanização do AAHTS, Katia Amanda Domingos, diz que esse foi o primeiro evento promovido pela equipe, e que os assuntos tratados foram pertinentes para melhorar o trabalho na saúde. "Essas ações que nós trazemos aos profissionais são para valorização, tanto do funcionário como do paciente. Nós trabalhamos dentro de um hospital, onde vemos tristezas todos os dias, então precisamos ter essa empatia. É como diz uma frase que está por aí o paciente é o amor de alguém. Precisamos preparar nosso pessoal para que eles entendam isso, por isso é tão importante essa valorização, para criar esse afeto dentro do hospital", disse.

Segundo ela, o evento pôde discutir temas importantes para realizar o trabalho com o paciente. As experiências compartilhadas neste evento foram alavancas para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetados, em prol de uma saúde pública de qualidade com atendimentos humanizados, observa a coordenadora.

O evento contou com a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde, com a colaboração do secretário Amauri Klossowski e da 4º Regional de Saúde.  Estiveram presentes na palestra diretoria da 4º Regional, representantes dos grupos de humanização dos municípios de Mallet, São Francisco de Assis, Rio Azul, Rebouças e Irati. Também membros do Conselho Municipal de Saúde, e diretores do AAHTS.

GRUPO DE HUMANIZAÇÃO

O evento também apresentou a comunidade da Saúde os dez novos integrantes do grupo de humanização do hospital de Teixeira Soares, que já iniciaram os trabalhos com esse evento, e tem uma programação para todo o ano. A cada mês uma cor diferente será o simbolo para a prevenção de alguma doença, realizando ações com os profissionais de saúde, pacientes e população.