Hoje (22) comemora-se o Dia Mundial Sem Carro

Data é voltada para estimular propostas que possam ser desenvolvidas no dia-a-dia como alternativas ao excessivo uso destes veículos

Hoje, dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro, uma data voltada para conscientização sobre os problemas causados pelo uso constante de veículos automotivos pela população. Essa data foi instituída em 2000, em outras partes do mundo como World Carfree Day, e começou a ser comemorada no Brasil a partir de 2001.
A data é voltada para estimular propostas que possam ser desenvolvidas no dia-a-dia como alternativas ao excessivo uso destes veículos. Em várias partes do mundo, são realizadas campanhas para motoristas deixarem seus carros em casa e irem ao trabalho ou escola a pé, de bicicleta, de transporte público ou, ainda, por meio do sistema de rodízio de caronas, em que cada dia da semana uma pessoa é responsável por levar um grupo que compartilha da mesma rota.
Em Irati, segundo dados do Detran-PR, há aproximadamente 17 mil veículos automotivos de diversas categorias. Além disso, por ser cidade sede da região, muitos escritórios e autarquias regionais do estado, entre outras instituições, acabam fazendo com que veículos de cidades vizinhas venham para cá, dar andamento aos seus trâmites, o que acaba aumentando o número de veículos circulantes na cidade.
Problemas
O deslocamento em veículos, apesar de ser muito prático para a maioria das pessoas que vivem nas cidades, atua negativamente na qualidade de vida de seus moradores, pois pode causar problemas de saúde e até mesmo ambientais. 
O maior problema é a emissão de poluentes pelos veículos automotores, eliminados na combustão, como monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, óxidos de enxofre, fuligem e poeira.
Para o meio-ambiente a poluição contribui para a acentuação do efeito estufa, o aquecimento global e a acidificação de rios e florestas.
Já para os seres humanos, pessoas mais sensíveis podem ter problemas respiratórios, tais como asma e bronquite, irritações nos olhos e intoxicações.