Homenagem à padroeira e presença do bispo marcam festividade em Irati

Solenidade da padroeira de Irati contou com missas, carreata e a presença do bispo

A Paróquia Nossa Senhora da Luz celebrou a 116ª edição da Festa da Padroeira, que teve sua solenidade máxima no dia 08 de setembro, em Irati. A programação contou com uma novena celebrada pelos padres do município, além da presença do bispo diocesano, Dom Sergio Arthur Braschi, que também presidiu uma missa e participou de uma live na paróquia.

As celebrações homenagearam a padroeira, e fizeram memória de profissionais de diversas áreas, membros de pastorais e da cidade de Irati como um todo.

O dia solene da festividade, realizado na terça-feira, foi marcado pela missa campal na área externa da Igreja Matriz, que contou com devotos de Nossa Senhora da Luz e a presença de demais padres que concelebraram solenidade junto do presidente da celebração, pároco padre Jorge Casimirski.

PRESENÇA DO BISPO

Retomando algumas atividades aos poucos durante este período de pandemia, o bispo de Ponta Grossa, dom Sergio, presidiu a missa de segunda-feira, 7 de setembro. Antes, ainda, ele concedeu uma entrevista à Pastoral da Comunicação, através de uma live, transmitida pelas páginas da Paróquia e da Diocese no Facebook.

O bate papo abordou temas sobre a comunicação, as ações da Diocese durante este período e os próximos passos no pós-pandemia. “Agora, aos poucos, começo a retomar, mas com toda a prevenção. O que pode ser feito da forma remota, assim está sendo. Tenho participado de inúmeras reuniões on line, aprendendo, me inteirando, mas nem tudo pode ser decidido à distância”, citou, adiantando que, no final deste mês, estará na reunião dos bispos do Paraná, em Londrina.

FESTIVIDADE

Tradicionalmente, a Paróquia Nossa Senhora da Luz realiza uma grande festividade em louvor a padroeira, com sorteio de prêmios e bingo. Neste ano, mesmo com as ações de enfrentamento ao coronavírus, a comunidade ainda ofereceu aos paroquianos a opção adquirir porções que foram entregues no sistema drive-thru.

A parte festiva da solenidade também contou com uma carreata com a imagem da padroeira, que percorreu as principais ruas de Irati e as paróquias do município.

Para fechar a programação do dia de Nossa Senhora da Luz, a Pascom transmitiu a live da padroeira, com sorteio de brindes aos internautas.

As fotos e transmissões realizadas durante este período estão disponíveis na página da Paróquia Nossa Senhora da Luz no Facebook.