Hospital de Rio Azul é contemplado no programa de eficiência energética

Prefeito Leandro Jasinski e vereador Mariano Tyski acompanharam a cerimônia

AEN

Ratinho Junior anunciou na quarta-feira (18), no Palácio Iguaçu, o resultado da chamada pública da Copel Distribuição para projetos de eficiência energética em hospitais públicos e beneficentes do Paraná. A iniciativa vai permitir a redução do consumo e, por consequência, dos custos da energia elétrica dessas unidades.

Foram selecionadas 41 propostas de complexos médicos de 33 municípios, totalizando um investimento de R$ 35 milhões – os recursos da estatal são a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de pagamento. O Hospital de Caridade São Francisco de Assis, de Rio Azul, foi contemplado.

A proposta, inédita no País, foi construída pelo Governo do Estado em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Copel. “É um programa inovador, com investimento em energia renovável por meio de painéis solares. Vamos transformar esses hospitais em locais sustentáveis, que conseguirão produzir sua própria energia”, afirmou o governador. “O projeto fortalece o compromisso do nosso governo com a sustentabilidade. É também um reconhecimento e agradecimento pelo papel que esses hospitais desempenharam durante a pandemia da Covid-19”.

A redução média de consumo é estimada em 75%, permitindo a reserva de recursos para investir em serviços voltados para a população. Uma parte expressiva desta diminuição é referente à instalação de sistemas de geração de energia solar. Dos 41 projetos aprovados, por exemplo, 37 serão contemplados com plantas de geração de energia fotovoltaicas.

“Há hospital que não vai precisar mais pegar pela energia, zerando a conta de luz. Economia que se reverte em novos investimentos e um melhor atendimento para a população”, destacou Ratinho Junior.

Para o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, este programa será de grande ajuda para o hospital. “Estamos muito felizes com essa conquista. Acompanhei junto com o vereador Mariano Tyski o anúncio, e com esse programa o hospital vai gerar mais economia, será menos gastos com energia, e assim poderá investir em outros serviços para a nossa população”, comenta o prefeito.

Em nota nas redes sociais, o hospital de Rio Azul comemorou mais essa conquista. “Com trabalho, dedicação, perseverança e apoio, as coisas vão acontecendo. Mais uma conquista para nosso hospital. Brevemente estará completamente reformado”, informa.

A Copel agora encaminhará os contratos para homologação pela Aneel. A previsão é que os acordos sejam assinados no início do segundo semestre, permitindo a execução e a respectiva obtenção dos benefícios com a redução da conta de energia. O prazo de execução é de 18 meses. “Um projeto de sucesso que começou no Paraná e já começa a se espalhar pelo País por meio de outras distribuidoras”, afirmou o coordenador adjunto do programa de Eficiência Energética da Aneel, Douglas Caldas.