I Feira de Sementes Crioulas de Teixeira Soares: um encontro pela preservação e sustentabilidade
Evento reuniu agricultores, instituições de ensino e comunidades para celebrar a agrobiodiversidade e a produção sustentável
Coletivo Triunfo
Sthefany Brandalise, com informações do Coletivo Triunfo
Nos dias 30 e 31 de agosto, Teixeira Soares se transformou no epicentro da agrobiodiversidade e da produção agroecológica. Organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a I Feira Municipal de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade foi um verdadeiro sucesso. Reunindo centenas de pessoas comprometidas com a preservação das tradições e com a produção de alimentos livres de agrotóxicos, expressa o compromisso com a luta camponesa.
A feira foi considerada um sucesso, como afirma Renato Kovalski Ribeiro, que faz parte da assessoria da comissão e organização da feira. “Para nós foi um baita sucesso, a feira passou a mensagem que a gente queria da agroecologia como uma forma de alimentação saudável, que alimenta em grande quantidade as pessoas como opção para a agricultura familiar”.
Aproximadamente 100 expositores de 26 municípios do Paraná e Santa Catarina mostraram a riqueza da agricultura familiar e agroecológica. Ainda, cinco universidades e o Instituto Federal do Paraná (IFPR/Irati) participaram, assim como escolas de Piraí do Sul e Imbituva, enriquecendo ainda mais as experiências.
Na sexta-feira (30), toda a comunidade escolar de Teixeira Soares marcou presença, garantindo que as futuras gerações conheçam e valorizem a importância da agrobiodiversidade. Durante os dois dias, a feira recebeu diversas caravanas e agricultores dos municípios vizinhos, para prestigiar e participar.
Um dos destaques da feira foi a participação ativa da comunidade escolar de Teixeira Soares. “A gente teve toda a comunidade escolar de Teixeira, da rede municipal e estadual de ensino, que participaram, visitaram, tiveram contato com as sementes, com os guardiões, e isso ficou muito marcante para o pessoal”, afirma Renato.
A Feira Municipal de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade de Teixeira Soares mostrou que é possível produzir uma enorme diversidade de alimentos respeitando a natureza, as tradições e, ao mesmo tempo, promovendo a saúde e bem-estar de toda a sociedade.
“Os agradecimentos são muito grandes para o pessoal da prefeitura, das famílias, porque é isso que é importante colocar, que essa feira foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais junto com as famílias que trabalharam muito para que essa feira fosse um sucesso”, agradece Renato.
Fotos: Reprodução