III Fenovinos do Paraná será na Expotexas

Trazida pela OVINOPAR e ARCO, a feira tratará de assuntos voltados às melhorias dos rebanhos

A tradicional festa em comemoração ao aniversário de Teixeira Soares está de volta, chegando à sua sétima edição, a Expotexas acontece nos dias 11, 12,13 e 14 de julho. Ela será sede da feira que promete ser destaque, a III Fenovinos, em uma parceria com a Prefeitura, a Associação Paranaense de Criadores de Ovino (OVINOPAR) e da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO).

A Fenovinos trará exposição, comercialização e ranqueamento de animais. Também terá palestra técnica, direciona a criação de ovinos. A feira será junto do tradicional Dia do Produtor, que acontece em toda as edições da festa no município.

Na feira, espera-se a presença de animais das raças, Poll Dorset, Hampshire Dow, Dorper, White Dorper, Texel, Suffolk, Santa Inês e os Naturalmente Coloridos, para a promoção da Expotexas e da ovinocultura.

A assessoria da Fenovinos diz que o objetivo é mostrar aos visitantes a importância da ovinocultura. “Esperamos que o objetivo de fomentar a ovinocultura e a contribuição para o melhoramento, tanto dos rebanhos comerciais, como os de melhor conformação, sejam alcançados com a realização dessa etapa em Teixeira Soares”.

Segundo o diretor geral da Expotexas e diretor de Cultura e Turismo do município, Henrique Melo, a intenção é trazer a Fenovinos para que haja prospecção de novos negócios e culturas em Teixeira Soares, sabendo da importância da ovinocultura e seus benefícios, que podem ser consideráveis para os produtores e visitantes da festa.

Ele também comenta que novos projetos estão sendo desenvolvidos, por isso, a feira estará presente no evento. “Há também alguns projetos futuros, talvez abatedouro aqui no município, o que realmente vai alavancar as opções pecuárias. A Fenovinos transforma a Expotexas em uma feira técnica de ranqueamento de ovinos. Isso valoriza muito a nossa festa, de forma a apresentar o município para as regiões diversas e trazer novas tecnologias da genética e também da criação de ovinocultura”, disse.

A FEIRA

A Fenovinos, como evento oficial da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), surgiu na cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, em 1987. Desde então, somente em 2001 e 2002 não foi realizada, em função do foco de aftosa naquele estado.

No início, o intuito era promover a exposição no mês de maio, onde as ovelhas já se encontravam prenhas e poderiam ser adquiridas no ventre, em regiões e cidades onde a ovinocultura estivesse adormecida, e assim buscava-se fomentar a atividade em todo o estado do RS.

Foi realizada pela primeira vez no Paraná em 2010, em Ponta Grossa. Em 2017, foi criada a Fenovinos PR. A partir da edição 30°, os expositores escolhem, ao final da exposição, onde será realizada a próxima. Em 2018, a realização seria em Teixeira Soares (2ª Fenovinos PR), porém em função da chuva de granizo e o decreto de calamidade pública, foi transferida para Cascavel, com o compromisso de que em 2019 ser feita, finalmente, em Teixeira Soares.