Iluminações proporcionam o Espírito Natalino em meio à pandemia

Fim de ano se aproxima, mas por conta do isolamento social as festas terão de ser evitadas. Alguns municípios como Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares promovem decorações para melhorar o clima de Natal

Em clima de Natal algumas cidades estão decoradas com luzes que trazem o espírito natalino. Irati, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares apostaram na iluminação de Natal, mesmo com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social as decorações vêm para alegrar as pessoas.

IRATI

A Prefeitura, juntamente com a Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), promoveram a iluminação de Natal. A tradicional Casa do Papai Noel e o Natal no Parque Aquático não acontecem este ano, em razão da pandemia, para evitar aglomerações e contaminações.

Foram enfeitadas ruas, rotatórias e a Prefeitura. A rua Dr. Munhoz da Rocha, incluindo a rotatória em frente ao Auto Posto Isa; prédio da Prefeitura; Rua da Cidadania (Travessa Frei Jaime Luis Stolf); Rua Trajano Grácia; Rua Quinze de Novembro; e Rua Dezenove de Dezembro, incluindo a rotatória em frente ao G Center e a rotatória em frente ao Clube Operário de Irati.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira, explica que os enfeites são uma alternativa para fortalecer o espírito natalino. “Tendo em vista a pandemia que pegou todo mundo de surpresa este ano, por este motivo não teremos a Casa do Papai Noel, que é tão tradicional da nossa cidade, assim as decorações ajudam a alegrar um pouco as pessoas. Buscamos espalhar, por meio das luzes uma mensagem de fé e amor”, disse a secretária.

O prefeito Jorge Derbli fala a respeito do ano de 2020, em que todos tiveram que mudar a rotina de vida. “Passamos por este ano difícil e estamos chegando no Natal, mas os cuidados com a saúde devem ser mantidos, por isso não fizemos as festas de fim de ano, mas instalamos uma singela iluminação na cidade para melhorar o clima”, afirma o prefeito de Irati.

Ele ressalta, também, que outro objetivo é incentivar o comércio local, para que as compras de Natal ocorram dentro do município. “Quero fazer um pedido as pessoas que farão compras de Natal, que tenham muita cautela, mantenham o distanciamento social, assim como os comerciantes monitorem o número de pessoas dentro dos estabele cimentos. Garanto que no próximo ano faremos uma grande festa, com mais iluminação, pois espero que até lá já tenhamos vacina para todos e voltemos a nossa vida normal, mas enquanto tiver o vírus teremos que nos cuidar. Desejo a todos um feliz Natal mesmo não fazendo aquela comemoração que gostaríamos de fazer com as nossas famílias, temos que agradecer pelo que temos”, disse Derbli.

FERNANDES PINHEIRO

Em Fernandes Pinheiro, algumas ruas, o parque e a praça estão decoradas, além do Natal comemora-se os 24 anos. Foto: Nilton Pabis

Fernandes Pinheiro fez uma iluminação natalina logo na chegada, o Parque da Prainha está todo decorado, algumas ruas e a praça da cidade também receberam luzes.

A prefeita Cleonice Schuck uniu o clima de Natal com o aniversário do município, que completou 24 anos, na quinta-feira (10), como não é possível comemorar com festas ela apostou nas luzes para melhorar a alegria da população.

A Prefeitura proporcionou uma live com músicas natalinas, e um show de fogos para comemorar a data. “Queremos proporcionar às famílias momentos de alegria e esperança, vamos comemorar o aniversário do município de maneira diferente. Trazer esperança de dias melhores, porque Fernandes Pinheiro caminha no progresso, por isso enfeitamos nossa cidade e também o interior. Um feliz Natal e um abençoado Ano Novo, com muita paz, reflexão, respeito e solidariedade. É para frente que se caminha, parabéns a toda a população”.

TEIXEIRA SOARES

Prefeitura de Teixeira Soares enfeitou a estação, praças e ruas, muitos já visitam as decorações e se alegram com as luzes. Foto: Nilton Pabis

A Prefeitura de Teixeira Soares enfeitou a estação, as praças e algumas ruas. O ano foi marcado por não ser realizado. A tradicional ExpoTexas, e o prefeito Lula Thomaz resolveu presentear os munícipes com esta iluminação. O secretário da Administração e Recursos Humanos, Levi Varella da Silva, conta que a população já tem visitado as praças enfeitadas, mantendo os cuidados.

O diretor de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico, Ricardo Alexadre Basso, explixa que parte da iluminação foi feita com o acervo que o município veio adquirindo ao longo dos anos. “Adquirimos o que faltava para dar vida às decorações. A parte da montagem foi terceirizada, porque precisa de muita segurança. Demoramos tempo para montar tudo, mas o resultado está aí , esperamos que todos prestigiem, mas não esqueçam de se proteger do vírus”, enfatiza Ricardo.

As decorações de Natal visam melhorar o clima da população que enfrenta a pandemia da Covid-19.

Nubiane Ribeiro é moradora de Teixeira Soares e estava tirando fotos nas iluminações de Natal, ela parabeniza a Prefeitura por promover estes enfeites. “Principalmente agora que não podemos visitar nossos familiares, as decorações dão um aconchego e transmitem paz, ainda mais nessa época de pandemia que está tudo muito difícil”, relata Nubiane.

O prefeito convida a população para conhecerem o Natal iluminado do município, e não se esquecerem da essência desta data. “A iluminação é muito importante, mas o mais importante de tudo é celebrar o nascimento do Salvador. Em nome de toda a administração desejamos um santo e abençoado Natal, e um Ano Novo cheio de conquistas”, ressalta Lula.